Ciência & Tecnologia

Aprenda a reconhecer golpes na internet




Todos os dias hackers inventam novas maneiras de praticar crimes online. Seja por e-mail, ou até por WhatsApp, é cada vez mais comum usuários caírem em golpes muito bem elaborados por esses cibercriminosos. Além de roubarem informações, é possível infectar a máquina dos usuários com vírus e programas maliciosos. Por isso, é importante saber reconhecer um golpe na internet quando ele aparece. Afinal, prevenir ainda é a melhor opção.

Veja quais são os sinais de um golpe na internet

Onde acontecem

Os golpes online podem acontecer por meio de e-mails, sites maliciosos, aplicativos e redes sociais. Ou seja, ele pode ocorrer praticamente em qualquer ambiente digital. Mas é possível buscar por indícios de que algo está errado, no caso dos sites: confira o endereço no navegador, para aplicativos, veja quem é o fabricante, e a avaliação do mesmo por outros usuários. No caso das redes sociais, nada de aceitar o convite de amizade de pessoas desconhecidas, e evite clicar em links suspeitos.

Assuntos comuns

Os golpes online utilizam assuntos que estão na boca do povo para atrair suas vítimas. São e-mail sobre o reality show da moda, ou do vencedor do campeonato de futebol, ou até mesmo fotos comprometedoras de alguma celebridade. Se você receber e-mails assim, desconfie.

Além disso, os criminosos usam informes de bancos, e outros tipos de prestadoras de serviço para enganar o internauta. É importante saber que bancos geralmente não pedem dados, senhas ou informações pessoais por email.

Outro assunto bastante comum em golpes é a oferta de prêmios ou de dinheiro. Se a esmola é demais, o santo deve sempre desconfiar. Assim como essa modalidade, golpistas usam a internet para fazer pedidos de doações para receber dinheiro das pessoas.

Mensagem

Fique atento aos erros de ortografia e gramática nessas mensagens. Se algo estiver fora do padrão, desconfie. Se a mensagem veio por e-mail, cheque o remetente e veja se você conhece, ou se é uma conta de e-mail oficial de alguma instituição.

Arquivos

Fazer o download de arquivos na internet pode dar uma grande dor de cabeça. Filmes, fotos, vídeos ou até aplicativos e programas podem carregar indesejáveis vírus, que permitem o hacker roubar informações pessoais e bancárias do usuário. Dessa maneira, antes de fazer o download do arquivo, verifique se ele tem a extensão exe., geralmente usada por programas executáveis. Sendo assim, varra o arquivo com um bom antivírus.

Sinais de Vírus

Existem vários tipos de vírus, e cada um age de maneira distinta. Esses vírus podem agir de várias maneiras, o trojan, por exemplo, é uma espécie de arquivo que traz “escondido” um programa malicioso no qual o usuário pode instalar sem ao menos perceber. Já os adwares, são programas que minam o computador de propagandas indesejadas e podem facilitar a prática do phishing – roubo de informações por meio de websites falsos. De qualquer modo, o efeito produzido no computador infectado pode ser listado em algumas características. Como o PC mais lento, ou travando muito. Esse mesmo comportamento pode ser obsevado em celulares e tablets. Outra dicas é prestar atenção se propagandas indesejadas aparecem no seu navegador e nas redes sociais.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site da McAfee.

Continua após a publicidade..