Ciência & Tecnologia

Cuidado: hackers tentam dar golpe em usuários do Instagram




Focados em conseguirem informações pessoais, invadirem contas bancárias, terem acesso a dados que, teoricamente, deveriam estar “seguros” e a espelharem vírus pelos computadores, tablets e celulares, os hackers possuem novas vítimas: os usuários do Instagram.

As pessoas que tem o hábito de compartilharem fotos com hashtags populares, na rede social, são os alvos preferidos do cybercriminosos. Primeiro, eles oferecem seguidores gratuitos para os fissurados em terem bastante “amigos”. Depois, criam contas com links falsos, os quais os internautas são redirecionados para um programa que solicita uma espécie de pesquisa.

Chamado de “Seguidores Now”, este site questiona o número de seguidores e curtidas que o usuário deseja ter. Para isso, é preciso preencher um formulário com informações pessoais – e é nesse momento que mora o perigo.

Ao “convencer” o usuário, um aplicativo é instalado no smartphone da pessoa. E, a partir daí, vírus podem ser enviados para o aparelho. Além disso, os dados de ajuda para conquistar novos seguidores não são enviados. Sem contar que o risco de ter as informações pessoais divulgadas na internet, é grande.

Logo, evite clicar em links suspeitos no Instagram. Intale software de segurança no celular. E configure a rede social para o modo de privacidade – toda segurança é bem-vinda.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.

Continua após a publicidade..