Ciência & Tecnologia

Receita alerta contribuintes sobre 'sites' falsos do IR 2016




A Receita Federal emitiu uma nota alertando contribuintes para a existência de ‘sites’ falsos na internet, que simulam a página oficial da entidade. Esses sites são utilizados por criminosos virtuais para roubar informações pessoais e bancárias dos contribuintes. “Essas páginas, embora visualmente muito semelhantes à original, são falsas e, portanto, não são fonte confiável de informações”, diz a nota.

LEIA MAIS

+ Confira mais notícias sobre Segurança Digital

+ Facebook: cuidado com vírus no seu perfil

+ Meu computador foi invadido. E agora?

+ Dicas de como se livrar dos spams

Essa prática criminosa é conhecida no mundo virtual como Phising, quando hackers usam sites e -emails falsos para atrair usuários e roubar informações importantes.

Confira cincos dicas para não cair em fraudes como essa

– Procure saber se o seu banco, operadora de telefone, e outras prestadoras de serviços utilizam e-mails para se comunicar.

– Sempre que receber uma mensagem virtual, cheque alguns padrões como: remetente do e-mail, telefones para contato e endereço das páginas nos links.

– Nenhum site de cartão de crédito fará você baixar arquivos executáveis. Fique atento e não faça download direto de e-mails.

– Para usuários de bancos, se você receber um e-mail pedindo para que forneça senhas e dados pessoais, esse é um bom indício de que se trata de uma fraude. Pedidos como este vão contra a política de comportamento das empresas.

– Nunca forneça dados que possam ser usados para operações fraudulentas, como os números de CPF, RG ou outros documentos.

A Receita recomenda que os contribuintes verifiquem se os endereços terminam com os temos “.gov.br”, uma exigência em todos os sites governamentais. O programa de declaração do Imposto de Renda deve ser baixado pelo site oficial da instituição no endereço http://idg.receita.fazenda.gov.br.

A entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2016poderá ser feita até 29 de abril.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..