Ciência & Tecnologia

Renove seu guarda-roupas na web com segurança




É cada vez mais comum empresas abrirem lojas virtuais. Já pensou em encher o carrinho de compras com roupas, sapatos, bolsas e todos os tipos de vestuário sem precisar sair de casa e ainda ganhar descontos? Essas são apenas algumas das vantagens de quem aposta na compra pela web.

Mesmo assim, ainda existe que não goste muito dessa novidade. Já que a internet pode esconder alguns perigos. Para renovar o guarda-roupas com segurança é preciso ficar atentos à algumas dicas importantes para se dar bem durante suas compras.

Fique atento nas dicas para comprar em lojas virtuais:


1 – Reputação

Sempre que for comprar online, dê preferência para as lojas mais conhecidas ou que tenha boa reputação. Peça indicação para amigos e parentes! Hoje em dia, reclamação na internet é o que não falta. Visite fóruns, redes sociais, grupos e sites de defesa ao consumidor como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) para saber o que andam falando sobre a loja. Dessa maneira, é possível avaliar o que os outros usuários andam falando sobre os serviços dos sites.


2 – Preços muito baixos

É sempre importante comparar o preço entre as lojas, e escolher a melhor oferta. Mas se o preço destoar muito do que estiver sendo oferecido em outros lugares, desconfia. Nenhuma empresa quer ter prejuízo, oferecendo mercadorias muito baratas.

3 – Cuidado com vírus!

Mais sorrateiro que assaltos de rua, o roubo de dados na internet é uma triste realidade. Vírus, spywares e keylogs são apenas alguns exemplos de possíveis ameaças que podem fazer com que todos os seus dados sejam enviados para outra pessoa sem que ao menos o usuário saiba. Mantenha seu computador com um antivírus sempre atualizado e faça buscas constantes e programadas para caçar esses pequenos espiões, que depois de instalados no computador, podem roubar senhas e informações valiosas em sites de compras. O número do cartão de crédito e dados pessoas como RG, CPF e o nome completo, são o alvo preferido dos criminosos.

4 – Segurança sempre




É possível checar se um site oferece segurança contra criminosos na internet. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador. Além disso, observe se no site há endereço físico, telefone e CNPJ da empresa.

5 – Garantindo a entrega

Se você já escolheu o produto, achou uma boa loja online, conferiu se o computador estava livre de vírus, conversou com amigos e está pronto para fazer um bom negócio na internet, garantir a entrega do produto é essencial. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação. Isso serve de comprovante que a compra foi feita.

LEIA MAIS

+ Veja 5 dicas para evitar fraude em sistemas de pagamento

Gostou das dicas? Então confira dez sites confiáveis com várias opções de roupas para o público feminino e masculino e até infantil.

1. Renner (http://www.lojasrenner.com.br/)

A Renner levou a sua loja física para as ondas na web. É possível encontrar roupas femininas, masculinas, calçados e vestuário infantil.

2. Netshoes (http://www.netshoes.com.br/)

Artigos esportivos de todos os tipos.

3. Posthaus (http://www.posthaus.com.br/)

Moda feminina com uma ampla variedade de marcas e preços. O diferencial são os modelos plus size.

4. A Passarela (http://www.passarela.com.br/)

Catálago bastante variado, com opções para adultos e crianças, e muitas promoções.

5. C&A (http://www.cea.com.br/)

A famosa loja de departamento agora também na internet. A C&A ofereceu seu catálago online e com várias opções de pagamento, inclusive o cartão da loja.


6. Dafiti (http://www.dafiti.com.br/)

A Dafiti é uma das mais famosas lojas de roupas online. Vale a pena passar um bom tempo pesquisando em busca de boas promoções e muitos descontos. Atende a todos os públicos.


7. Marisa (http://www.marisa.com.br/)

A Marisa é outra loja de departamento que abriu seu catálogo para a internet. Além de calçados e roupas intímas, a Marisa tem roupas para todos os públicos.

8. Bonprix http://www.bonprix.com.br/)

A Bonprix se concentra exclusivamente para o público adulto e feminino. Tem opções para gestantes, plus size e moda praia.

9. OLook (http://www.olook.com.br/)

A lojinha O Look aposta em um visual descolado para meninas mais jovens e uma ampla variedade de lojas famosas. Vale a pena também pesquisar os acessórios do catálogo.

10. Kanui (http://www.kanui.com.br/)

A Kanui é outro exemplo de sucesso na web. A loja de roupas está aberta para todos os públicos e tem uma vasta coleção de roupas e acessórios no estilo esporte chic.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Continua após a publicidade..