Ciência & Tecnologia

O que é ransomware? O golpe que “sequestra” o computador




Já pensou estar navegando na web e receber uma mensagem de que seu computador foi sequestrado e que para liberá-lo, é precisa pagar um resgate? Não, isso não é o resumo de um filme de ficção científica de mau gosto, o golpe existe mesmo e já é bastante comum nos Estados Unidos. Mas como os criminosos conseguem isso? Por meio do ransomware, uma espécie de malware (software mal-intencionado), os criminosos instalam o programa em seu computador sem seu consentimento e que dá aos criminosos a possibilidade de bloquear a maquina de um local remoto. Esse sequestro virtual só acaba quando o usuário paga uma quantia em dinheiro para o criminoso, se não, o computador ficará bloqueado.

O ransomware geralmente é instalado quando você abre arquivos infectados, que podem chegar até você por meio de anexos em e-mails, ou ao abrir aquivos em um aplicativo de mensagem ou links em redes sociais. Após instalado, é muito difícil a remoção do vírus, pelo fato que o usuário não consegue sequer acessar seu o sistema. Por isso, todo o cuidado é pouco, e vale muito apena investir em proteção.

O melhor caminho é manter o antivírus sempre atualizado e programá-lo para fazer buscas regulares no sistema atrás desses vírus, para que ele seja detectado antes que ativado.

Como faço para evitar ransomware?
Existem diversas maneiras gratuitas de ajudar a proteger o seu computador contra ransomware e outros malware:

– Mantenha todo o software no seu computador atualizado. Garanta que a atualização automática esteja habilitada para obter todas as últimas atualizações de segurança da Microsoft.

– Mantenha seu firewall ativado.

– Não abra mensagens de e-mail de spam, nem clique em sites suspeitos.

– Baixe um antivírus e o mantenha sempre atualizado.

– Verifique o seu computador com o Verificador de Segurança da Microsoft.

LEIA MAIS

+ Conheça os perigos de vírus no celular

+ Os 10 maiores perigos da internet

+ Como escolher a senha perfeita

O que devo fazer se eu tiver o ransomware no meu computador?
Para detectar e remover ransomware e outros software mal-intencionados que possam estar instalados em seu computador, execute uma verificação total do sistema com uma solução de segurança adequada e atualizada.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Continua após a publicidade..