Ciência & Tecnologia

Você sabe o que é o detox digital? Talvez você precise disso




Apenas 4 entre 10 brasileiros deixam seus celulares “desconectados” durante as férias. Internet, mídias sociais ou até mesmo ligações são distrações do cotidiano que acompanham cerca da metade das pessoas que pretendem passar algumas dias longe da loucura do trabalho ou dos estudos.

Mas o hábito de ficar conectado nas férias, pode colocar em risco tantos os dispositivos quanto a sua identidade. Ao menos é o que diz o estado realizado pela Intel Security chamado Detox Digital: desconectando-se durante as férias. A pesquisa foi feita para entender melhor como os consumidores brasileiros fazem para continuar conectados digitalmente enquanto viajam. E mostra que é importante se ligar na segurança digital mesmo durante o período de descanso.

Ao se conectar à Internet durante as férias, algumas pessoas pensam que suas informações pessoais estão mais seguras (10%) ou apenas seguras (24%) do que quando eles se conectam em casa. 32% dizem que não pensam sobre isso. Só que as férias são repletas de distrações e oportunidades e criminosos sagazes aprenderam a lucrar nesses momentos. Os viajantes podem ser alvo de criminosos cibernéticos que se aproveitam de vulnerabilidades humanas e dos dispositivos para conseguir acesso aos dados e aparelhos dos consumidores. Eles obtêm acesso a informações confidenciais em smartphones, laptops e até mesmo dispositivos vestíveis desprotegidos, além de coletar dados de redes sociais.

“Os consumidores precisam da tecnologia para continuarem conectados ao mundo físico e digital, seja no trabalho, em casa ou nas férias. Durante as férias, as pessoas geralmente usam os dispositivos para acessar informações confidenciais sem considerar os riscos potenciais”, afirma Gary Davis, especialista em segurança do consumidor da Intel Security. “Por esse motivo, é fundamental promover hábitos digitais seguros para manter os consumidores protegidos durante as viagens.”

Os consumidores precisam estar atentos e tomar medidas de segurança preventivas para evitar que suas informações sejam perdidas ou roubadas quando eles estiverem viajando. Embora muitos entrevistados tenham declarado sua falta de sucesso ao tentarem se desconectar, aqueles que conseguiram fazê-lo tiveram grandes benefícios.

Dicas para minimizar os riscos de segurança durante suas viagens:


Crie barreiras sociais: Sabemos que é extremamente tedioso esperar em aeroportos e, muitas vezes, esse tédio pode levar os usuários a publicar atualizações em redes sociais pelo celular. Seja para contar onde você está ou para publicar uma selfie, essas atividades nas redes sociais permitem que os criminosos monitorem o seu paradeiro e tirem vantagem justamente no momento em que você está menos protegido.

Cuidado com o que compartilha: Adoramos compartilhar nossas experiências com amigos e parentes nas redes sociais, mas é importante não divulgar publicamente onde ou quando você estará de férias. Espere voltar para casa para postar tudo sobre a viagem. Caso contrário, você poderá se expor a ladrões à espreita, que querem saber quando sua casa estará vazia.

Limite o uso de Wi-Fi e do Bluetooth: O uso de dados móveis pode sair caro, mas ativar o Bluetooth e o Wi-Fi durante viagens pode terminar em encrenca. Conectar-se a redes Wi-Fi e dispositivos Bluetooth desprotegidos podem expor suas informações pessoais para criminosos cibernéticos. Você deve tomar ainda mais cuidado ao enviar informações de pagamento. Tendo isso em mente, são se esqueça de atualizar seu histórico de conexões Bluetooth e Wi-Fi, apagando as redes sem fio guardadas.

Verifique e monitore suas contas: Fique atento a atividades suspeitas no seu extrato bancário. Se você não monitorar meticulosamente a atividade, um criminoso pode ter acesso a suas contas por bastante tempo antes de ser descoberto.

Continua após a publicidade..