Ciência & Tecnologia

Veja quais são os assuntos mais usados por cibercriminosos para “pescar” usuários




O Brasil continua entre os dez países que mais hospedam phishing no mundo! Com o crescimento do acesso da população à internet, ficou também mais comum para os criminosos pescarem suas vítimas na web.

Phishing nada mais é do que a prática de enviar e-mails falsos com a intenção de fazer com o que o usuário clique em links ou anexos maliciosos, infectando a máquina dele.

O problema é que com o avanço da tecnologia, os e-mails falsos ficam cada vez mais parecidos com os originais, enganando até as pessoas mais antenadas. É preciso não apenas ter cuidado, mas saber identificá-los antes de cair na armadilha.

LEIA MAIS

+ O que é phishing? Saiba como se proteger dos criminosos online

+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

O e-mail com Phishing usa assuntos bastante populares, como: fotos vazadas de artistas, vídeos proibídos, promoções e convites para redes sociais.

Confira quais são os assuntos mais comuns nesse tipo de golpe:

1. Dietas: receitas, soluções, ofertas de remédios milagrosos para emagrecer são atrativos para algumas pessoas e podem esconder algumas armadilhas.

2. Bancos: e-mails falsos pedindo cadastros adicionais para que as contas não sejam desativadas.

3. Acidentes com famosos: aproveitando a fama de atores, alguns e-mails são disparados com falsas notícias sobre mortes e acidentes que podem ter acontecido ou não.

4. Promoção: promessa falsa de serviços gratuitos, ou muito baratos.

5. Vídeos adultos: são muito comuns, especialmente em redes sociais como o WhatsApp.

6. “Mail delivery failed”: a famosa frase “falha ao enviar” é um recurso comum usado pelos criminosos que enganam os usuários ao fingir retornar um e-mail.

7. Caro Cliente de: outra estratégia bastante usada é inserir o nome do usuário ou de uma empresa de maneira genérica no e-mail. Normalmente, ele começa com uma saudação comum: “Caro cliente de…” .

As táticas de engenharia social estão sendo utilizadas para produzir as mensagens maliciosas e diretas. Por isso, importante manter sistemas e softwares atualizados e utilizar uma ferramenta antispam e de firewall para evitar que as ameaças se aproximem de seus equipamentos, seja computadores, celulates e tablets.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Continua após a publicidade..