Ciência & Tecnologia

10 dicas para fazer um aparelho celular durar mais




Foto: Reprodução/Mundo Positivo

O tempo médio de funcionamento de um smartphone, hoje, é parecido com o de um notebook: três anos. Essa expectativa de vida tecnológica não vem explícita no manual do produto e muito menos tem ligação direta com o tempo de garantia dele, até porque, há sempre exceções. Todavia, o que mais interfere na usabilidade dele são os imprevistos do dia a dia e a falta de cuidados necessários para manuseá-lo.

Também engana-se quem pensa que para usar um celular basta “fuçá-lo”, apertar todas as teclas possíveis, mexer em uma função a qual desconheça, baixar todos os aplicativos gratuitos, comprar só uma capinha, colocá-lo em qualquer canto e pronto! Infelizmente, não é bem assim. E são por esses e outros descuidos que o aparelho, às vezes, mal chega a sobreviver.

LEI MAIS

+ Os 10 maiores perigos da internet
+ Conheça os perigos de vírus no celular
+ Saiba como escapar de aplicativos falsos
+ Como preservar a sua identidade em apps de relacionamento


Se você não pretende perder o celular tão cedo, então, confira dez dicas para fazê-lo durar mais:

1. O poder de uma capinha

Assim como todo bom super-herói precisa de uma capa, o aparelho celular também necessita de uma. O smartphone salva-vidas com tantas funções possíveis e até imagináveis. Por isso, esta é a dica mais simples e uma das mais importantes.

A capa não é garantia de proteção, mas o uso dela previne o dispositivo móvel de quedas, imprevistos climáticos e acidentes corriqueiros. Logo, não pense duas vezes ao comprar uma capinha.

2. Tela de película

Mesmo sendo um pouco mais cara do que a normal, a aplicação da película de vidro evita que o display da tela trinque, risque e fique danificado ao cair ou ter contato com objetos. Além disso, a película mantém o bom funcionamento do touch screen.

3. Faxina diária

Limpar o celular não melhora o desempenho dele. Contudo, mantê-lo em bom estado físico o ajuda na proteção do sistema interno, além de deixá-lo mais apresentável caso resolva vendê-lo. Para limpá-lo, basta utilizar um pano seco com um pinguinho de álcool em gel. Isso é suficiente para a higienização, desde que seja frequente.

4. Segurança digital

Hoje, é raro encontrar alguém que não acesse o e-mail, as redes sociais, sites, notícias e até mesmo que faça compras por meio de um aparelho celular. Entretanto, não basta apenas o cuidado de protegê-lo fisicamente. Esta dependência pelo smartphone tem atraído a atenção de cibercriminosos que se aproveitam parar infectar aparelhos com vírus que podem causar danos irreparáveis.

Neste caso, a ameaça mais comum são os vírus chamados malwares, que têm como foco roubar informações dos usuários para prejudicá-los de diversas formas. Os hackers se beneficiam desses dados para continuarem na clandestinidade online e culparem as vítimas das ações deles. Por isso, desconfie de links estranhos e de aplicativos que pedem mais informações do que devem. E, para sua proteção, tenha sempre um antivírus instalado no seu dispositivo. Afinal, seu telefone é sua vida!

Foto: Reprodução/Mundo Positivo

5. Cuidado com o bolso da calça

O mais comum ao sair de casa é colocar o dispositivo móvel no bolso da calça, na mochila ou na bolsa. Entretanto, se for fazer isso, não o deixe junto de outros objetos, porque a sensibilidade dele é tanta que alguns acidentes podem ser inevitáveis, como: tecla riscada ou mesmo trincada. Se ele estiver perto de algum líquido (garrafinha, frasco de perfume, tubo de creme), o qual pode vazar, tire-o imediatamente de perto, porque o risco de estragá-lo é realmente grande.

6. Banheiro nem pensar!

Diferente de você, o celular não precisa ir ao toalete. Por mais limpo que o ambiente esteja, algumas bactérias permanecem no local e, mesmo sem querer, elas podem ir parar no seu aparelho. A umidade também é uma forte inimiga. Ao tomar banho, por exemplo, a umidade que permanece no ar pode corroer os circuitos internos dele. Além disso, existe o risco do smartphone escapulir-se do seu bolso ou de sua mão, e ir parar dentro do vaso sanitário. Depois disso, nem por um milagre ele volta a funcionar.

7. Vício em aplicativos

Quanto mais aplicativos melhor. Certo? Errado! O que muita gente não sabe, é que cerca da metade dos dois milhões apps disponíveis em sites de compras e downloads são falsos. Eles são criados por criminosos para obterem informações pessoais dos usuários. Por isso, fique sempre atento quando um aplicativo solicitar dados, como: nome completo, senhas particulares, informações bancárias, documentos, fotos, entre outros. Sua segurança digital vale ouro. Veja aqui, como identificar um app falso.

8. A questão da memória interna

Evite usar a memória interna completa de seu celular. Deixe cerca de 2GB livres, pois ao usar o total disponível, o risco de ele travar o tempo todo é praticamente certo. Quando isso acontecer, opte por usar um cartão de memória.

Foto: Reprodução/Mundo Positivo

9. Evite derrubá-lo

Se nem as pessoas estão livres de tropeçarem e caírem, quanto mais os aparelhos celulares. Contudo, faça o possível para não derrubá-lo. Todo aparelho suporta pequenos impactos, mas caso seja algo muito intenso, o problema maior não será a capinha trincada ou a tela estilhaçada, mas sim os circuitos internos danificados e a bateria sem chance de sobrevida.

10. Não saia com ele nas mãos

Além de correr o risco de derrubá-lo, andar com ele entre as mãos chama a atenção de ladrões. Logo, mantenha-o no bolso ou guardado em um compartimento seguro dentro da bolsa ou mochila. Parece que não, mas simples ações geram grandes resultados, inclusive, ao celular.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..