Ciência & Tecnologia

Existe jeito certo de criar uma senha segura?




Esqueça datas comemorativas, palavras preferidas, números e símbolos em sequência, nomes de pessoas, apelidos e personagens na hora que for criar uma senha de acesso pessoal. Conseguiu fazer isso? Ótimo, caso contrário, você se tornará um sério candidato a ter os seus dados roubados por cibercriminosos.

Esses ladrões da internet são especialistas em furtar contas de e-mails, cadastros em lojas virtuais, logins de redes sociais, dados bancários, entre outros serviços disponíveis no vasto mundo online. Seja por meio de um vírus, de um link falso, de um golpe virtual ou por invasão de rede, eles estão sempre prontos para aplicar alguma armadilha e capturar as informações do usuário.

LEIA MAIS

+ Quais são os tipos de vírus de computador?
+ 5 dicas sobre segurança digital para o dia a dia
+ Saiba como fazer uma varredura online em seu computador
+ Veja quais são os assuntos mais usados por cibercriminosos para “pescar” usuários

Tanto que, segundo dados publicados pela campanha do Dia Mundial da Senha, 90% das pessoas que navegam pela web possuem senhas fáceis de serem desvendadas. As mais comuns, e também preferidas dos hackers, são: 123456, senha, deus, ninja, combinações com nomes, sobrenomes e até mesmo datas de aniversário e números de documentos de identificação.

Mas acalme-se. Proteger sua privacidade com senhas fortes é bem mais simples do que parece.

Veja a seguir, seis dicas de como criar uma senha segura e não passar sufoco no futuro:

1. Tamanho da senha

Escolha uma senha longa (não precisa ser muito complicada). Uma senha com 10 caracteres leva em torno de 526 anos pare ser decodificada.

2. Vença a preguiça

Não utilize as mesmas combinações para contas diferentes. Crie sempre outras senhas.


3. Dados variados

Misture números, letras e caracteres. Por exemplo: !nt3rn&t

4. Enviar e salvar

Nunca envie uma senha por e-mail ou a salve em lugares de fácil acesso a outras pessoas, como: cadernos, bloco de notas, agendas, celulares desbloqueados e computadores públicos.

5. Troque a senha com frequência

Alguns serviços já alertam os usuários e pedem para que se troque a senha regularmente. O ideal é uma senha a cada 3 meses.


6. Mantenha seu antivírus atualizado

Alguns programas mal-intencionados ajudam criminosos a roubarem senhas. Por isso, além de ter um antivírus instalado em seu computador e dispositivo móvel, mantenha-o sempre atualizado.

Lista de senhas mais usadas em 2015

Todos os anos, a companhia especializada em segurança de internet, SplashData, divulga a lista de senhas mais polulares do mundo, as quais são referências em senhas a não serem seguidas.

Se a sua estiver entre as listadas abaixo, é melhor considerar trocá-la o mais rápido possível!

Confira!

1. 123456
2. password
3. 12345678
4. qwerty
5. 12345
6. 123456789
7. football
8. 1234
9. 1234567
10. baseball
11. welcome
12. 1234567890
13. abc123
14. 111111
15. 1qaz2wsx
16. dragon
17. master
18. monkey
19. letmein
20. login
21. princess
22. qwertyuiop
23. solo
24. passw0rd
25. starwars

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..