Ciência & Tecnologia

7 programas e aplicativos mais vulneráveis a vírus




Foto: Mundo Positivo

Tecnologia é um bem pensado, criado e desenvolvido para facilitar o dia a dia das pessoas. Entretanto, seja para uso pessoal ou profissional, é preciso tomar certos cuidados. O antivírus, por exemplo, é a arma mais poderosa de proteção que um PC ou dispositivo móvel pode ter. Além de protegê-los contra ataques de cibercriminosos e detectar vírus, a ferramenta de segurança elimina possíveis ameaças e arquivos corrompidos, os quais podem comprometer o seu equipamento.

Além de manter o software sempre ativo para evitar problemas com vírus em computadores e malwares em celulares, recomenda-se manter sempre atualizados os programas mais usados. Desta forma, consegue-se fechar as “pequenas aberturas” que, por ventura, podem promover ataques de hackers e pragas digitais.

LEIA MAIS

+ Quais são os tipos de vírus de computador?
+ Existe jeito certo de criar uma senha segura?
+ Conheça os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ O que fazer quando um cibercriminoso roubar suas informações pessoais

Como um dos maiores problemas é a falta de manutenção no sistema operacional, devido a não atualização de updates recomendados, a vulnerabilidade da acaba constantemente em risco. Segundo análise da Kaspersky Lab, a desatualização de programas aumenta em 54% as chances de ter uma máquina ou smartphone infectado por vírus.

Confira a seguir, a lista dos sete programas mais vulneráveis aos ataques de hackers:

1. Adobe Flash Player

2. Adobe Acrobat

3. Google Chrome

4. Oracle Java SE

5. Oracle Products (outros)

6. Mozilla (Thunderbird e outros)

7. Adobe AIR

Foto: Mundo Positivo

Dicas de Segurança

Para proteger seu computador e aparelho celular de vírus ou outros programas maliciosos, basta:

manter os softwares sempre atualizados;

ativar o antivírus e fazer uma varredura constante (ao menos uma por semana);

configurar uma senha para desbloquear a tela do smartphone e do PC (isso impede que alguém instale programas infectados por você);

evite redes Wi-Fi públicas.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..