Ciência & Tecnologia

Proteja-se! Vírus que causou problemas na Europa chega ao Brasil




Foto: Mundo Positivo

Conhecido como vírus de resgate, o ransomware tem sido usado cada mais por cibercriminosos. Na Europa, por exemplo, eles criaram um temido malware chamado de Crypt888, o qual é instalado nos computadores e notebooks sem aviso prévio ou autorização dos donos, e dá aos hackers a oportunidade de eles bloquearem as máquinas de um local remoto para sequestrarem dados quase irrecuperáveis.

O problema é que, segundo informações do portal Olhar Digital, esse programa malicioso já chegou ao Brasil. Ele é tão perigoso que, uma vez instalado no HD, ele criptografa todo o conteúdo da vítima e só o “devolve” (não existe garantia disso) depois de o usuário desembolsar R$ 2 mil.

LEIA MAIS

+ Cinco golpes mais comuns da internet
+ Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ 7 maneiras simples de proteger o seu computador
+ Como manter o seu computador e celular seguros ao usar WiFi gratuito

Este valor só pode ser pago por bitcoin (um sistema de pagamento online criptografado que não faz uso de nenhuma instituição financeira). Como o rastreio dessa moeda não é nem pouco fácil, ela é constantemente usada pelos criminosos online. E o fato de as vítimas não a conhecê-la, não a torna um impedimento aos invasores, já que eles sempre explicam o passo a passo de como comprar e transferir o dinheiro digital à conta deles.

Como se proteger?

Uma vez infectado, o computador emite um aviso em português acompanhado das instruções de trasnferência de dinheiro. Entretanto, o correto é não se intimidar pelo vírus e ir à Delegacia de Delitos praticados por Meios Eletrônicos mais próxima de sua casa para não ceder às chantagens dos cibercriminosos.

Para manter o seu computador, notebook e dispositivos móveis sempre protegidos contra ransomware e outros malwares:

Mantenha todo o software no seu computador atualizado. Garanta que a atualização automática esteja habilitada para obter todas as últimas atualizações de segurança da Microsoft;

Mantenha seu firewall ativado;

Não abra mensagens de e-mail de spam e muito menos clique em links suspeitos;

Deixe seu antivírus sempre atualizado.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..