Ciência & Tecnologia

Como bloquear e-mails e contatos infectados com vírus




Foto: Mundo Positivo

Independente de qual seja o serviço de e-mail usado, qualquer usuário pode tornar-se vítima de vírus e ataques de cibercriminosos. Em 2014, por exemplo, o Brasil liderava a lista de países com mais mensagens de spam enviadas e recebidas no mundo. Os dados foram conseguidos pela empresa em análise de e-mails, Return Path.

A princípio, as mensagens recebidas são atrativas e aparecem mascaradas em ofertas ou até mesmo e-mails amigáveis. Recados com assuntos genéricos como “Oi”, “Olá”, ou até simulando respostas de outros e-mails podem esconder ameaças graves. Truques como promoções, anúncio de prêmios ou até informativos oficiais são usados para enganar os usuários mais desavisados. Um conselho para evitar cair em golpes na internet? Sempre desconfie.

LEIA MAIS

+ Como criar e memorizar uma senha segura
+ Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ 7 maneiras simples de proteger o seu computador
+ Como manter o seu computador e celular seguros ao usar WiFi gratuito

Confira a seguir algumas dicas de como se proteger de vírus e ataques por e-mails:

1. Dados confidenciais

Desconfie de mensagens que peçam a você para repassar senhas, número de documentos, endereços ou que clique em sites desconhecidos.

2. E-mails falsos

Normalmente, hackers usam nomes de empresas com domínios gratuitos (Gmail, Yahoo!, Outlook, entre outros) para enganar usuários. Logo, sempre verifique o endereço completo do remetente.

3. Tratamento diferenciado

Empresas nunca tratam o cliente com elogios ou formas além de Senhor ou Senhora. Evite responder e-mails extremamente formais.

4. Erros de ortografia

É comum uma mensagem falsa vir com erros ortográficos e até mesmo em outro idioma. Caso receba alguma, exclua no mesmo instante.

5. Imagens

Em e-mails falsos, cibercriminiosos não se importam com detalhes. Quando enviam imagens e gráficos, eles costumam ser distorcidos e terem baixa resolução.

6. Spam

Para denunciar um e-mail com spam você pode selecioná-lo e arrastá-lo para a pasta ‘SPAM’, selecionar a opção ‘BLOQUEAR’ ou apenas excluí-lo, conforme as configurações de cada domínio.

7. Download

Não faça download de arquivos, os quais você não está à espera. Pesquise e entre em contato com a empresa por telefone para saber do que se trata.

8. Antivírus

Tenha sempre um antivírus instalado em seu computador ou smpartphone para mantê-lo avisado de vírus, malwares e ataques de hackers. Também é possível fazer varredura online.

Foto: Mundo Positivo

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..