Ciência & Tecnologia

Conheça o golpe do falso cronograma do FGTS que tem dado o que falar




Foto: Reprodução/Mundo Positivo

Desde o anúncio do Governo Federal, no dia 14 de fevereiro, só se fala sobre o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo. No caso, todas as pessoas que tiveram os contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015 poderão retirar o dinheiro guardado, em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas. Entretanto, os hackers de plantão já estão atentos às oportunidades de conseguirem informações pessoais do público, por meio do golpe do FGTS.

LEIA MAIS

+ Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ Conheça o Phishing Phone, o golpe do momento
+ Como baixar um aplicativo gratuito com segurança


Esta estratégia criada pelos cibercriminosos, nada mais é do que a velha e habitual estratégia de phishing. Os fraudadores online usam e-mails falsos para “pescar” informações de usuários da internet. Como o saque das contas inativas está em alta, eles desenvolveram um cronograma de mentira cujos dados estão disfarçados de vírus. Basta o internauta se descuidar e clicar no e-mail para ser infectado por um malware nocivo ao computador, ou dispositivo móvel usado no momento do acesso.

Realidade virtual

De acordo com o relatório anual feito pelo Anti-Phishing Working Group (APWG), só no primeiro semestre de 2016, a prática do phishing cresceu 250% quando comparada a 2015. Isto significa que 289.371 sites aplicaram o golpe de pescar vítimas na web a partir de e-mails falsos.

Normalmente, os assuntos mais usados para enganar o público e fazê-lo clicar em links suspeitos, são: dietas e remédios milagrosos; bancos e solicitações de cadastros; acidentes e fotos de nudez de artistas; promoções fictícias; vídeos de conteúdo adulto; mensagens com o termo “mail delivery mailed” ou “falha ao enviar”; e temas do momento como o caso do FGTS inativo.

Foto: Reprodução/Mundo Positivo

Como identificar um e-mail falso

Fique sempre atento a erros ortográficos em e-mails, a pedidos de preenchimento de dados e cadastros, downloads de arquivos (eles costumam vir acompanhados de vírus), remetentes desconhecidos, sites e imagens mal configurados, e qualquer conteúdo suspeito – sendo ele inesperado ou não. Além disso, é imprescendível o uso de antivírus para que, o programa instalado, avise se houver algum alerta de malware ou web ataque.

Cronograma do FGTS

Todas as informações do Fundo de Garantia estão disponíveis no site da Caixa Econômica. O banco também orienta que os trabalhadores liguem na ouvidoria: 0800-726-2017, para que possam sabem o valor, data e local para sacarem o dinheiro.

É imprescindível estar munido do número do PIS, CPF, RG e carteira de trabalho para retirar o dinheiro, porém na página do banco é possível verificar em qual caso cada usuário se encontra. Confira, a seguir, o calendário oficial de saque:

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..