Ciência & Tecnologia

Super Mario Run e Pokémon GO são os alvos preferidos de hackers




Foto: Mundo Positivo

Dois dos jogos mais baixados em 2016 ainda causam transtornos aos usuários de plataforma Android. Tanto Pokémon GO quanto Super Mario Run foram apontados pela empresa Trend Micro como os games mobile que mais contribuem para o aumento de malwares em smartphones.

Somente no final do ano, cerca de 65 milhões de ameaças em dispositivos móveis foram bloqueadas. Deste número, quase 20 milhões foram apenas em aparelhos Android. E, por causa do boom do lançamento do jogo de realidade aumentada, os fãs de Pokémon sofreram com as opções falsas de aplicativo lançados por hackers.

LEIA MAIS

+ Golpe do vale-presente ataca WhatsApp
+ Como baixar e instalar Pokémon GO no Android
+ Formatar o PC melhora a máquina em caso de vírus?
+ Novo vírus se disfarça de Pokémon GO para invadir celulares

Golpe do Pokémon

Para enganar os usuários, os cibercriminosos desenvolveram “versões antecipadas” do app criado pela Nintendo, Niantic Inc. e Pokémon Company. Alguns já foram removidos pelo Google Play e pelos próprios fabricantes do game original, entretanto, ainda há aplicativos recheados de vírus para infectar os celulares desprotegidos.

O golpe mais comum tem sido por meio do WhatsApp. Nele, recebe-se uma “mensagem oficial” de pessoas que se fazem passar pela Nintendo, na qual afirmam que o jogo tem uma nova versão: o Pokémon GO PRO. Para tê-lo no aparelho, eles informam que é preciso clicar em um link disponível na mensagem e encaminhá-la para outros cincos contatos. Entretanto, esta história de aplicativo é uma farsa. Ao clicar na URL, instala-se um malware que deixa o smartphone lento e permite que hackers tenham acesso às informações pessoais do dono do aparelho.

Super Mario

No caso de Super Mario Run, versões falsificadas do jogo foram disponíveis em lojas terceirizadas de aplicativos. Uma vez baixados, esses apps exibem propagandas com vírus e autorizam qualquer download sem o consentimento do usuário. Para se ter ideia, só em 2016, mais de 90 mil ocorrências de códigos maliciosos no game não original foram reportados pelo público.

Como prevenir?

Para evitar esses vírus, utilize apenas lojas de aplicativos conhecidas para fazer o download. Também recomenda-se ter um software de antivírus instalado no celular para evitar que informações sejam roubadas ou que o dispositivo seja infectado. Afinal, toda segurança é bem-vinda quando o assunto é tecnologia.

Foto: Mundo Positivo

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..