Ciência & Tecnologia

Conheça o aplicativo disfarçado de vírus que já infectou 500 mil celulares




Foto: Mundo Positivo

Um novo vírus tem tirado as noites de sono de usuários da plataforma Android. Segundo o canal de tecnologia do G1, ele disfarça-se de guia de informações de jogos, no Google Play e, ao ser baixado, um código malicioso é instalado para abrir e reproduzir propagandas a qualquer momento.

LEIA MAIS

+ Golpe do vale-presente ataca WhatsApp
+ Novo vírus se disfarça de Pokémon GO para invadir celulares
+ Saiba como descobrir se alguém mexeu na sua conta da Netflix
+ Super Mario Run e Pokémon GO são os alvos preferidos de hackers

Esta praga digital foi batizada de “FalseGuide” (guia falso) e tem comprometido aparelhos com apps voltados a dicas de como se dar bem em games, como: FIFA, Pokémon GO, World of Tanks, Super Mario, Shadow Fight e Mortal Kombat.

De acordo com a publicação, os primeiros vírus disfarçados de aplicativos foram registrados em novembro de 2016. Desde então, estima-se que ao menos 500 mil dispositivos móveis tenham sido infectados.

O que o vírus faz?

Aparentemente, ele parece ser inofensivo, mas uma vez feito o download, o “FalseGuide” impede a desinstalação do aplicativo, baixa novos componentes para dar força ao vírus e o possibilita a fazer várias atividades que comprometem a segurança do aparelho e a do usuário. Embora ainda não existam evidências comprovadas disso, por enquanto, o app exibe diversas propagandas a todo instante.

Como excluir o aplicativo?

Reinicie o celular em modo de segurança (aperte o botão “desligar” até que surja a mensagem “reiniciar no modo de segurança”). Quando o smartphone reiniciar, retire a permissão de administração do aplicativo em “configurar”, “segurança”, “administradores do dispositivo”. Desinstale o app em “configurar”, “aplicativo” e reinicie normalmente o aparelho.

Se não funcionar, o ideal é restaurar o celular no padrão de fábrica. Além disso, mantenha o antivírus dele sempre ativado e atualizado.

*Com informações do G1


Foto: Mundo Positivo


Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


Continua após a publicidade..