Ciência & Tecnologia

Conheça as três armadilhas mais comuns da internet




Foto: Mundo Positivo

Hoje em dia, é difícil não cair na tentação de passar alguns minutinhos navegando na internet. Seja pelo computador ou em algum dispositivo móvel, conectar-se é quase uma palavra de ordem. Entretanto, alguns cuidados são necessários à segurança do usuário, até porque, armadilhas repletas de vírus e fraudes estão prontas para serem acionadas. Confira:

LEIA MAIS

+ Smartphones podem vir com vírus pré-instalados
+ Cinco dicas para proteger seus arquivos e seu computador
+ Mensagem para personalizar WhatsApp com futebol é falsa
+ Programas de reprodução de vídeos permite vírus em legenda de filmes e séries

Digite o endereço do site no seu navegador

Não clique em links estranhos que você receber por email, por exemplo, ou enviados por terceiros. Quando estiver com dúvidas, prefira digitar o endereço do site na barra do seu navegador. Neste momento, você também deve ficar atento se o endereço irá diretamente para o site que você pretende acessar. Se o site for clonado, por exemplo, o acesso pode ser redirecionado para uma página falsa. Nestes casos, o endereço apresentado pelo browser é diferente daquele que o usuário digitou. Por isso, é importante verificar se o endereço digitado permanece o mesmo depois que o site abrir.

Boleto de registro de domínio

Tome cuidado com os boletos recebidos pelo correio, principalmente, se for alguma cobrança desconhecida ou indevida de registro de domínio online. Caso você comece algum site – pessoal, de compras ou de entretenimento, por exemplo – e, em seguida, receba uma correspondência do ‘Registro.br’ para pagar, não abra ou mesmo não caia nesse golpe. O órgão de registros de domínio na internet avisa que, em nenhuma circunstância, envia cobranças pelo correio. Tudo não passa de uma fraude.

Cuidado com o comércio eletrônico e internet banking

A facilidade das compras online, além de muitos descontos e produtos exclusivos, conquistou o brasileiro. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de encher o carrinho virtual. Caso você esteja interessado em algum produto de uma loja desconhecida, pesquise bem sobre o site. Veja se há reclamações e como o site é avaliado. Na hora da compra, verifique se o computador não está infectado com vírus, eles podem “roubar” as suas informações, inclusive do cartão de crédito. Evite também usar computadores com conexão pública.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..