Ciência & Tecnologia

É possível um celular pegar vírus do computador?




Foto: Mundo Positivo

Você já deve ter plugado o seu celular no computador por diversas vezes, certo?

Mesmo que tenha sido para carregá-lo, transferir fotos e músicas, usá-lo como pen drive ou para fazer o download de algum programa, em algum momento, o alerta de vírus deve ter rondado a sua mente.

A princípio, fique tranquilo. Porque um PC infectado não é suficiente para passar vírus a um aparelho Android. Nenhuma máquina pode executar um aplicativo no smartphone de modo automático ou sem a sua autorização.

LEIA MAIS

+ Smartphones podem vir com vírus pré-instalados
+ Você sabe se proteger de links maliciosos na web?
+ Programa de antivírus deixa o computador mais lento?
+ Cinco dicas para proteger seus arquivos e seu computador


Normalmente, isto só acontece quando há uma falha de segurança ou problemas vindos do fabricante do celular. Logo, quando for conectar o telefone móvel em um computador, verifique se há algum antivírus instalado para notificá-lo de qualquer imprevisto.

Vírus só se pega na internet?

Não, mas é mais comum de acontecer quando o celular está conectado à alguma rede. Fique bem atento aos arquivos baixados, e leia sempre as permissões dos aplicativos antes de aceitá-los. Alguns dos programas pedem o acesso a senhas e lista de contatos, por isso, sempre desconfie de apps que exigem esse tipo de coisa, ainda mais quando realmente não precisam.

Vale lembrar que aceitar a instalação de programas com a procedência duvidosa é um comportamento de risco, principalmente, se tiver baixado em um PC sem proteção para transferir ao smartphone.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..