Ciência & Tecnologia

Veja cinco dicas de como proteger o seu Facebook




Foto: Mundo Positivo

O Facebook, hoje, possui quase 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo. Segundo dados da consultoria Pew Research Center, 71% do público o qual o utiliza é formado por jovens. Contudo, algo comum entre todas as idades, é esquecer a página pessoal da rede social aberta ou mesmo tê-la invadida em algum momento da vida.

Para quem se preocupa com a segurança do seu Facebook, é preciso ficar atento a algumas medidas de prevenção para, assim, dificultar o ataque de hackers ou o uso indevido do perfil.

LEIA MAIS

+ Cinco formas de identificar um golpe por SMS
+ É possível um celular pegar vírus do computador?
+ Programa de antivírus deixa o computador mais lento?
+ Golpe de aniversário do WhatsApp promete crédito de graça para celular


Serão estes os 43 gifs mais engraçados de todos os tempos?

Confira, abaixo, cinco dicas de como evitar que invadam a sua página, na rede social:

1. Sistema de Segurança do Facebook

O Facebook possui um sistema próprio de segurança personalizado, o qual você pode acessar e deixar o seu perfil ainda mais seguro.

Basta clicar no canto direito superior da página, no ícone da “setinha para baixo” e clicar em configuração.

Depois, cliquei em Segurança e edite o que achar necessário à sua proteção.

Caso queira manter o seu perfil ainda mais privativo, ao terminar de editar a área de Segurança, vá em Privacidade e deixe o acesso à rede social ainda mais limitado.


2. O fator senha

Esqueça datas de aniversário; nomes de namorado, filho e cachorro; apelidos de infância; cantor ou personagem preferido; e títulos de livros, novelas, canções ou filmes, os quais possam ser remetidos a você. Uma senha forte e segura deve ter no mínimo seis caracteres, entre letras, números e símbolos. Por isso, use a criatividade e coloque algo que ninguém possa imaginar.

Na mesma área de edição de Segurança e Privacidade é possível trocar a senha do seu Facebook. Clique em Geral e atualize com frequência, além de colocar algo forte.

3. E-mail

É possível recuperar a senha de login do Facebook ou de qualquer outra rede social, a partir do e-mail de acesso. Por isso, é importante manter as contas de e-mails sempre seguras e ativas. Assim como no seu perfil pessoal, troque as senhas regularmente e opte por usar códigos diferentes das que já utiliza no próprio Face, Twitter, Instagram e outros perfis, os quais tiver.

4. ATENÇÃO!

Você pode acessar o seu perfil do Facebook de onde quiser e no dispositivo móvel, o qual preferir (tablet, smartphone, notebook ou computador normal). Entretanto, sempre que terminar de usar, compartilhar postagens, escrever textos, comentar em grupos de discussão, publicar fotos ou de só passar o tempo, clique em sair e não deixe sua senha memorizada na tela. Verifique se saiu mais de uma vez, caso seja necessário.

5. Cuidado onde clica

Você já deve ter ouvido aquela frase: “o seguro morreu de velho”, certo? Nas redes sociais ela pode ser bastante utilizada, principalmente, no Facebook.

Por isso, evite clicar em links desconhecidos. Pode ser uma foto, um vídeo ou apenas um link ‘indefeso’, mas se não sabe do que se trata, esqueça-o. Não deixe a sua curiosidade fazê-lo cair em um golpe online, no qual pode custar um vírus, a perda de acesso da conta ou situações bem piores.

Estamos entendidos?

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..