Ciência & Tecnologia

Golpe do WhatsApp promete foto de Neymar e causa prejuízo aos usuários




Foto: Reprodução/Instagram

O aplicativo favorito dos hackers, o WhatsApp, está de golpe novo.

Desta vez, a ideia escolhida para enganar os usuários foi alguém bastante conhecido pelos brasileiros: Neymar.

Os fraudadores online desenvolveram um vírus, o qual promete personalizar a imagem de fundo do mensageiro com fotos exclusivas do craque do Paris Saint-Germain. A armadilha compartilhada entre os contatos permite que eles escolham o clube no qual gostariam de ver o jogador com a camisa oficial.

LEIA MAIS

+ América Latina sofre 33 ataques de malware por segundo
+ Chamado de ‘João’, malware ataca jogos em sites brasileiros
+ Novo golpe do WhatsApp promete internet grátis para usuários
+ Hackers exploram falha do Instagram para invadir perfis bloqueados

Entretanto, o recado enviado pelos cibercriminosos vem acompanhado de um link, o qual induz as pessoas a baixarem um aplicativo chamado ‘Camisa 10’; a divulgarem a mensagem para 15 amigos ou oito grupos; e a preencherem dados pessoais para o recebimento de SMS pagos.

Como se proteger

Se as vítimas encaminharam o golpe a algum amigo do WhatsApp, recomenda-se que elas entrem em contato para alertá-lo do que se trata. Além disso, os usuários devem contar com um antivírus no smartphone com a opção antiphishing instalada, para prevenir a extorsão de hackers.

Caso algum aplicativo seja instalado, desative-o no mesmo instante. Se qualquer formulário for preenchido, fale com a operadora de telefonia para cancelar o pacote de mensagens de texto contratado e evitar problemas financeiros.

Foto: Reprodução/Instagram

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..