Ciência & Tecnologia

Desconfie: e-mails de promoções da Black Friday podem ser golpes




Foto: Mundo Positivo

A época de compras mais esperada no mundo está de data marcada.

A Black Friday deste ano acontecerá no dia 24 de novembro. Contudo, devido ao sucesso das vendas e à época do pagamento da primeira parcela do 13° salário, algumas lojas estendem as promoções por toda a última semana do mês.

Entretanto, o consumidor precisa ficar atento para não cair no golpe da Black Fraude! Principalmente com os e-mails promocionais.

LEIA MAIS

+ Cinco formas de identificar um golpe por SMS
+ É possível um celular pegar vírus do computador?
+ 5 dicas para proteger seus arquivos e seu computador
+ Novo golpe do WhatsApp promete maquiagem de graça de O Boticário

De acordo com dados da empresa Anti-Phishing Work Group (APWG), o Brasil é um dos países com maior incidência de fraudes online, com 49% apenas vindos por e-mail (phishing). E, em época de Black Friday e compras de fim de ano, esse número costuma aumentar.

Veja a seguir, dicas de como se proteger de cibercriminosos:

Desconfie de ofertas boas demais

Se a mensagem recebida conter ofertas com preços muito abaixo do mercado, a chance se ser falso é quase certa.

Suspeite de sites e e-mails mal configurados

E-mails e sites mal configurados, de baixa resolução, com erros ortográficos e imagens distorcidas, normalmente, são fraudulentos.

Confira o endereço dos sites antes de clicar nos links

Ao passar o cursor do mouse sobre o link é possível ver o real endereço de destino. Algumas falsificações podem ser bem convincentes, logo, recomenda-se evitar os links recebidos e ir direto às páginas de confiança. Se ainda quiser arriscar, opte por pesquisar sobre a empresa antes de efetuar qualquer compra ou cadastro.

Fique atento aos anexos

Quando se trata de um golpe, os conteúdos anexos aos e-mails costumam ser vírus ou programas maliciosos. Na dúvida, não baixe!

Fique atento com o phishing

Criminosos também podem enviar mensagens falsas relacionadas a promoções, solicitando troca de senha ou alteração de cadastro. Essa técnica é usada para roubar dados pessoais dos usuários.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..