Ciência & Tecnologia

Hackers roubam dados de 57 milhões de usuários da Uber




Foto: Mundo Positivo

Se você costuma usar o aplicativo da Uber com frequência, então, é bom ficar atento.

A startup mais valiosa do mundo (avaliada em 68 bilhões de dólares) assumiu, na quarta-feira (22), ter sofrido um ciberataque em 2016, o qual expôs os dados pessoais de 57 milhões de usuários – que incluem clientes e motoristas.

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À agência de notícias Bloomberg, a companhia afirmou que pagou cerca de 100 mil dólares aos hackers para que não divulgassem a invasão. O chefe de segurança da empresa, Joel Sullivan, e um dos funcionários dele foram desligados ao assumirem a culpa do ataque e pela omissão do caso.

Consequências

Os cibercriminosos tiveram acesso aos dados pessoais, como: nome completo, e-mail e número de telefone. A matrícula de alguns motoristas também foi alvo. Entretanto, a Uber afirma que as informações bancárias, a numeração do RG e a localização das viagens não foram comprometidas.

A gravidade do escândalo colocou em dúvida a ética da empresa. No Reino Unido, por exemplo, o uso do aplicativo foi suspenso após as autoridades municipais alegarem que não há transparência e segurança por parte da companhia. Além disso, ela poderá ser multada em até 500 mil libras (cerca de R$ 2.160.000,00).

Pedido de desculpas

Em carta aberta divulgada no blog da Uber, o novo presidente Dara Khosrowshahi, explica o porquê de revelar a invasão apenas um ano depois do ocorrido e pede desculpas ao público.

“Você pode estar se perguntando por que estamos falando sobre isso agora, um ano depois. Eu tive a mesma pergunta, então eu imediatamente pedi uma investigação minuciosa sobre o que aconteceu e como nós lidamos com esta situação. Isso não poderia ter acontecido. Embora não consiga apagar o passado, posso me comprometer em nome de todos os funcionários da Uber que aprenderemos com os nossos erros”, escreveu o executivo.

Foto: Mundo Positivo

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