32°C 16°C

São Paulo, SP

27°C 18°C

Curitiba, PR

28°C 21°C

Belo Horizonte, MG

34°C 19°C

Rio de Janeiro, RJ

27°C 19°C

Porto Alegre, RS

29°C 23°C

Salvador, BA

Terça-feira, 28 de Novembro de 2017 - 16h35

Como saber se o seu celular está com vírus

Publieditorial

 

Foto: Mundo Positivo

 

Ter um celular em mãos é mais do que um vício, é uma necessidade.

 

Por ser possível comunicar-se com pessoas em qualquer lugar do mundo, navegar pela web, participar de redes sociais, fazer compras e até acessar a conta bancária, que as pessoas precisam ter cuidado para não se tornarem vítimas de hackers

 

LEIA MAIS

+ 'Bad Rabbit': nova praga digital causa pânico na Europa
+ Hackers roubam dados de 57 milhões de usuários do Uber
+ Falso WhatsApp é colocado para download em loja do Google
+ Em busca de dinheiro, hacker se passa por amigo em aplicativos de conversa


Por isso, fique atento aos sinais de que o seu celular está infectado com vírus:

 

Bateria

Baterias em smartphones são conhecidas por durar pouco. Mas se ela estiver durando menos que o de costume, isso pode ser um sinal de que o aparelho está sendo atacado por algum tipo de malware.

 

Aplicativos estranhos

Outro sinal de que o celular pode estar com vírus é a presença de aplicativos estranhos no aparelho. Fique de olho para saber o que baixou ou não. Caso um aplicativo não solicitado apareça em sua lista, o indicado é desinstalá-lo.

 

Faturas indevidas

É comum telefones infectados realizarem chamadas para serviços pagos, os chamados “0800” de empresas, os quais exigem assinaturas de serviços e elevam o preço da fatura telefônica.

 

Mensagens de texto

O SMS pode estar fora de moda, mas continua um perigo. Se o seu crédito estiver acabando rápido, isso pode ser outro grande sinal de que seu celular está infectado. Alguns tipos de malwares são capazes de enviar SMS para a lista de contato da vítima sem que ela autorize. O vírus acaba consumindo também o plano de dados do usuário, acessando páginas e serviços que precisem de conexão online.

 

Propagandas indesejadas

Se seu smartphone começar a mostrar anúncios indiscretos, ou seu navegador mostra sites que você desconhece, é bem provável que você tenha instalado um adwareum tipo de programa que controla o aparelho.


Dicas de segurança

Para proteger seu celular de vírus ou outros programas maliciosos, configure uma senha para desbloquear a tela,porque isso impede que alguém instale programas infectados por você. Quando for baixar aplicativos, prefira os das lojas oficiais do Android ou do iOS. 

 

Foto: Mundo Positivo

 

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


publicidade:

publicidade:

publicidade: