Ciência & Tecnologia

Hackers usam falsas vagas de empregos para compartilharem vírus




Foto: Mundo Positivo

Em um cenário onde 12,7 milhões de brasileiros encontram-se desempregados, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), qualquer ação ou golpe criado para enganar a população, chega a ser inumano. E é isso que tem acontecido.

Grandes empresas como Coca-Cola, Lojas Americanas e Carrefour, por exemplo, têm sido alvos constantes de cibercriminosos. Por meio do Facebook, eles anunciam vagas de empregos – nessas companhias – para levarem usuários a clicarem em links compartilhados junto às oportunidades.

LEIA MAIS

+ Como denunciar um cibercriminoso no Brasil
+ Oito coisas que você precisar saber sobre um hacker
+ Vírus que rouba dados bancários é encontrado na Play Store
+ Golpe oferece passagens aéreas grátis pelo Facebook e WhatsApp

A partir disso, as vítimas preenchem formulários pensando ser cadastros de empregos, porém são artimanhas para hackers terem acesso aos dados pessoais e senhas da rede social deles.

Para completar, após o cadastro, é solicitado que compartilhem o processo seletivo com outros contatos no WhatsApp.

Foto: Reprodução/Facebook


Comunidado

Este crime online foi identificado durante o mês de novembro pelo laboratório se segurança digital especializado em cibercrime, o DFNDR Lab. Em comunidado oficial, o diretor Emílio Simoni falou sobre o ataque das vagas de emprego.

“Hackes estão se aproveitando da alta taxa de desemprego no país para chamar a atenção para falsas promessas de vagas. Na intenção de se recolar no mercado de trabalho, muitas pessoas estão se cadastrando em anúncios sem antes se certificarem sobre sua veracidade. Percebemos, ainda, que muitos brasileiros estão compartilhando seus números de celular nas páginas falsas na expectativa de aumentarem suas chances na conquista das vagas anunciadas, o que aumenta ainda mais o risco de roubo de dados e aplicação de outros golpes futuros pelos cibercriminosos”.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..