Ciência & Tecnologia

Qual é o principal vírus de computador e celular do Brasil?




Foto: Reprodução/Divulgação

O fato de você apenas ter um computador ou algum dispositivo móvel, já o coloca na posição de possível vítima de ataques de hackers.

Levantamento feito pela empresa de segurança Kaspersky Lab, em 2017, revelou que o Brasil é o sexto país mais vulnerável a ser infectado pelo vírus do tipo ramsonware, um dos principais causadores de problemas aos usuários de PC ou smartphones.

LEIA MAIS

+ Facebook cria opção de ‘conversa para crianças’
+ Cinco celebridades que foram vítimas de ataques na web
+ Por que é importante salvar arquivo em nuvem e não no PC
+ Conheça Tizi: a praga digital que rouba informações do seu Android

Conhecido como vírus de resgate, ele instala-se nos computadores e celulares sem aviso prévio ou autorização dos donos, e dá aos cibercriminosos a oportunidade de eles bloquearem os aparelhos de um local remoto para sequestrarem dados — quase — irrecuperáveis. Este processo chama-se criptografia de informações. Em troca do desbloqueio, os hackers pedem recompensas em dinheiro, porém nem sempre eles são honestos o suficiente a ponto de devolverem o que roubam.

A pesquisa da Kaspersky Lab ainda aponta que, nos últimos meses, o Brasil sofreu cerca de 70 mil tentativas de invasão por dia – e a tendência é crescer ainda mais. Por enquanto, os países que mais sofrem ataques de ramsonware são: Alemanha, Canadá, Reino Unido e os Estados Unidos.

Como se proteger

Normalmente, os sequestros cibernéticos acontecem porque os usuários não adotam medidas básicas de segurança. Tanto que, no caso do ransomware, ele se baseia em dois fatores comuns: falhas de atualização no sistema e ações humanas indevidas.

Para proteger os PCs e os dispositivos móveis de possíveis e eventuais invasões, basta manter o sistema operacional sempre atualizado; ter um antivírus instalado; evitar clicar em links suspeitos; e não abrir arquivos desconhecidos — controle a curiosidade!

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..