Ciência & Tecnologia

Cinco dicas de proteger o seu WhatsApp de hackers




Foto: Reprodução/Divulgação

Últimos dados divulgados pelo WhatsApp, em maio de 2017, apontam que o aplicativo atingiu a marca de 120 milhões de usuários no Brasil. Já no mundo, o mensageiro segue com 1,2 bilhão de cadastros ativos.

Os números da ferramenta impressionam, porém a quantidade de cuidados com a usabilidade dele, também deve ser levado em conta, uma vez que o app de conversas é um dos principais alvos de hackers.

LEIA MAIS

+ WhatsApp terá ferramenta de alerta de spam
+ Loapi: o vírus com poder de acabar com o seu celular
+ Saiba como proteger o número do seu CPF na internet
+ Qual é o principal vírus de computador e celular do Brasil?


Logo, o WhatsApp pode se tornar um vilão quando o assunto é segurança online. Isso porque, com apenas um descuido, o usuário pode expor dados importantes da vida pessoal dele. Fotos, vídeos, número de cartão de crédito, tudo isso pode cair em mãos erradas e causar grandes danos à vítima. Por isso, o queridinho dos aplicativos deve ser usado com cautela e bastante atenção.

Confira, a seguir, cinco dicas simples de como manter o seu WhatsApp seguro:


1. Atualização contínua

As atualizações solicitadas pelo aplicativo, não servem apenas para liberar novas funcionalidades, mas também para diminuir os riscos de segurança nas conversas. Por isso, mantenha-o sempre atualizado.

2. Opção de segurança

O WhatsApp oferece um recurso de proteção à conta. Para isto, é preciso permitir a “verificação de duas etapas” do aplicativo, no qual te fornecerá uma senha a mais para quando for utilizá-lo em outro aparelho. Como ativar esta função? (1) Abra o app; (2) acesse a parte de “configurações”; (3) escolha a opção “conta”; (4) toque “verificação em duas etapas” seguido de “ativar”; (5) crie uma senha numérica; (6) informe um e-mail de cadastro, caso queira.

3. Senha de acesso

É possível bloquear o aplicativo com senha. Para isso, basta fazer a instalação do App Locker na PlayStore – se você usa o sistema Android em seu smartphone. Depois de baixado, instale o app e configure uma senha forte e segura.

4. Impeça estranhos de verem sua foto de perfil

Evite deixar a sua foto de perfil visível para qualquer um que adicioná-lo. Hackers não precisam de muitos motivos para atacar um usuário, então, até mesmo a “foto aberta” pode virar alvo clandestino para uso indevido.

5. WiFi

Com um simples programa chamado WhatsApp Sniffer, é possível invadir o aplicativo e visualizar a conversar de outro usuário que compartilha a mesma conexão. Por isso, evitar entrar em redes compartilhadas pode ser uma boa dica para deixar seus dados seguros, não só em relação ao WhatsApp.


Foto: Reprodução/Divulgação


Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


Continua após a publicidade..