Ciência & Tecnologia

Novo golpe usa a Igreja Universal para roubar dados pelo WhatsApp




Foto: Reprodução/Divulgação

Depois de usar empresas como o Tinder e O Boticário para aplicar golpes na internet, os cibercriminosos encontraram uma nova forma de roubar dados dos usuários.

Com uma mensagem enviada no WhatsApp, em nome da Igreja Universal, o golpista convida os internautas a se tornarem ‘patrocinadores da obra de Deus’ por meio de doações que variam entre mil a dez mil reais.

LEIA MAIS

+ Como proteger o e-mail de vírus?
+ Conheça os cinco hackers mais procurados no mundo
+ Não era amor, era cilada: Tinder é alvo golpe pelo celular
+ Hackers usam SPC/Serasa para roubarem dinheiro pelo WhatsApp

O primeiro passo do golpe é pedir para que a vítima insira informações básicas como nome, CEP, CPF e telefone. Em seguida, os bandidos oferecem as opções de crédito ou débito e, depois de selecionado, eles solicitam todos os dados do cartão como mostrado na imagem abaixo.

Foto: Reprodução/Emilio Simoni

O último passo é colocar qual o valor que será doado, e assim que você clica no botão ‘doar’, todas as informações são enviadas para os ladrões.


Phishing

O golpe que aproveita da popularidade de uma das maiores denominações evangélicas do Brasil, utiliza de uma antiga técnica de roubo de dados chamada phishing.

Como o próprio nome já diz, a técnica se baseia em ‘pescar’ o usuário que navega pela internet. Para isso, são usadas ‘iscas’ que buscam chamar a atenção da vítima, seja por meio de promoções, sites falsos ou até mensagens com premiações.

Por isso, é bom sempre estar atento a qualquer mensagem recebida pelas redes sociais, especialmente no WhatsApp (princial alvo de ataques de cibercriminosos).

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..