34°C 19°C

São Paulo, SP

32°C 20°C

Curitiba, PR

31°C 19°C

Belo Horizonte, MG

38°C 20°C

Rio de Janeiro, RJ

32°C 23°C

Porto Alegre, RS

31°C 24°C

Salvador, BA

Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018 - 19h30

Novo golpe usa a Igreja Universal para roubar dados pelo WhatsApp

Publieditorial

Foto: Reprodução/Divulgação

 

Depois de usar empresas como o Tinder e O Boticário para aplicar golpes na internet, os cibercriminosos encontraram uma nova forma de roubar dados dos usuários.

 

Com uma mensagem enviada no WhatsApp, em nome da Igreja Universal, o golpista convida os internautas a se tornarem ‘patrocinadores da obra de Deus’ por meio de doações que variam entre mil a dez mil reais.

 

LEIA MAIS

Como proteger o e-mail de vírus?
Conheça os cinco hackers mais procurados no mundo
Não era amor, era cilada: Tinder é alvo golpe pelo celular
Hackers usam SPC/Serasa para roubarem dinheiro pelo WhatsApp

 

O primeiro passo do golpe é pedir para que a vítima insira informações básicas como nome, CEP, CPF e telefone. Em seguida, os bandidos oferecem as opções de crédito ou débito e, depois de selecionado, eles solicitam todos os dados do cartão como mostrado na imagem abaixo.

 

Foto: Reprodução/Emilio Simoni

 

O último passo é colocar qual o valor que será doado, e assim que você clica no botão ‘doar’, todas as informações são enviadas para os ladrões.


Phishing

O golpe que aproveita da popularidade de uma das maiores denominações evangélicas do Brasil, utiliza de uma antiga técnica de roubo de dados chamada phishing.

 

Como o próprio nome já diz, a técnica se baseia em ‘pescar’ o usuário que navega pela internet. Para isso, são usadas ‘iscas’ que buscam chamar a atenção da vítima, seja por meio de promoções, sites falsos ou até mensagens com premiações.

 

Por isso, é bom sempre estar atento a qualquer mensagem recebida pelas redes sociais, especialmente no WhatsApp (princial alvo de ataques de cibercriminosos).

 

Foto: Reprodução/Divulgação

 

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.




publicidade:

publicidade:

publicidade: