Ciência & Tecnologia

Falsa promoção do iFood é usada para roubar informações de vítimas




Foto: Reprodução/Divulgação

O som da palavra ‘desconto’ soa como música aos ouvidos de quem tem evitado gastar. O problema é quando barato sai caro.

Se você tem o hábito de pedir comida pelo iFood, serviço de entregas por aplicativo, é bom ficar atento.

LEIA MAIS

+ Hacker ataca Instagram e rouba contas de usuários
+ Golpe do plano de dados deixa usuários sem internet
+ Noiva cancela casamento após cair em golpe no WhatsApp
+ Novo golpe usa a Igreja Universal para roubar dados pelo WhatsApp

Cibercriminosos têm compartilhado uma falsa campanha pelo WhatsApp, a qual promete um cupom de R$ 100 em pedidos pelo app.

Identificado pela empresa de segurança Dfndr lab, o golpe foi aplicado mais de 86 mil vezes apenas no mês de agosto.

Acompanhado de um link, a mensagem apresenta o seguinte texto: “Ifood está fazendo aniversário e dando cupons de R$ 100,00 por tempo limitado. Acabei de ativar e usar meu cupom”.

Ao clicar, a vítima é redirecionada a uma pesquisa enganosa. Após responder três perguntas: “Conhece o funcionamento do iFood?”; “Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?”; “Indicaria o iFood para amigos e familiares?”, o usuário só terá acesso ao voucher, se compartilhar o link com outros contatos e grupos no aplicativo de conversa.

Porém, o que parece inofensivo, pode virar uma grande dor de cabeça. Se o número do smatphone for cadastrado involuntariamente, hackers podem utilizá-lo em serviços de SMS pago. Logo, desconfie de qualquer promoção recebida por WhatsApp; não forneça dados pessoais sem pesquisar; e não repasse a campanha a ninguém.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..