Ciência & Tecnologia

3 tipos de aplicativos que podem vir com vírus junto




Foto: Reprodução/Divulgação

Há aplicativo para tudo. Às vezes, imagina-se algo em uma noite e, logo pela manhã, já descobre a existência de uma ferramenta para baixar.

Porém, é aí que mora o perigo.

Só em 2017, o Google eliminou cerca de 700 mil apps maliciosos da Play Store número este, 70% maior do que registrado no ano anterior.

LEIA MAIS

+ Cinco dicas para identificar um site falso
+ Mulher é vítima de agência de empréstimos online
+ Como não cair em golpes de compras durante a Black Friday
+ ‘Loba do Tinder’ é presa após aplicar mais de 100 golpes em aplicativo

A dominação dos vírus se dá, principalmente, pelos falsos serviços milagrosos. São tantos aplicativos oferecidos que alguns são criados só para enganar o usuário e disseminar algum golpe.

Confira, a seguir, três tipos de apps os quais devem ser evitados:

1. Celular que entra numa fria

Toda usabilidade é bem-vinda, mas não caia na história do celular menos quente.

Não é recomendado aplicativos para resfriar o aparelho. Além de danificar o dispositivo móvel, ele pode vir acompanhado de surpresinhas nenhum pouco agradáveis. O ideal é desligá-lo para evitar o superaquecimento diário.

2. Economia de bateria

Nem toda economia é para o bem. Apps que prometem reduzir o consumo de energia, quase sempre, são criados para despistar o dono do aparelho e roubar dados pessoais quando instalados. Para evitar problemas, mantenha o celular no modo ‘economia de dados’ e feche as ferramentas utilizadas.

3. Limpeza de dados

Qualquer serviço de limpeza de arquivos ou faxina de apps, pede-se cuidado. É possível que, ao invés de limpar o aparelho, a ferramenta baixe outros serviços sem o responsável saber. Por isso, antes de correr o risco, faça a atividade manualmente – e não queira que um aplicativo faça isso por você.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..