Ciência & Tecnologia

Conheça o vírus que pode invadir o celular pelo WhatsApp




Foto: Reprodução/Divulgação

A Kaspersky Lab identificou em maio deste ano, uma operação de ciberespionagem, a qual atua desde 2015 nos smartphones.

Segundo a companhia, hackers atualizam há anos um malware poderoso chamado de ZooPark.

Encontrado no Oriente Médio, ele funciona como um vírus espião, no caso, uma vez instalado no celular, ele captura imagens da tela sem que a vítima perceba. Então, ao realizar uma transição bancária; compra em site; cadastro de login e senha; ou mesmo registro de dados pessoais; o usuário tem toda a vida online exposta.

LEIA MAIS

+ Cinco dicas para identificar um site falso
+ Mulher é vítima de agência de empréstimos online
+ 3 tipos de aplicativos que podem vir com vírus junto
+ Hackers usam Bolsonaro para roubar dinheiro de vítimas

O software maligno é capaz de se infiltrar em aplicativos de conversa, como o WhatsApp e o Telegram. Mesmo sendo criptografados (acesso quase impossível de ser invadido), cibercriminosos salvam mensagens trocadas e colocam em risco a privacidade das pessoas.

De acordo com a empresa de segurança, o programa é taxado como “sofisticado”, devido a inteligência de recursos. Além de tirar prints da tela do disposto móvel, ele capta áudios, identifica SMS, lê histórico de navegação e mostra os lugares visitados pelo GPS.

Ao jornal EL PAÍS, o pesquisador-sênior de segurança da Kaspersky Lab na Espanha, Daniel Creus, disse que a praga digital não ataca usuários em grande escala. “A priori não há risco para os usuários comuns… Desde que não sejam um alvo, pois o ZooPark é uma ameaça direcionada”.

Proteção

Para segurança, o especialista recomenda cuidado e atenção redobrada para qualquer aplicativo baixado e link clicado.

“Não instalar aplicativos não confiáveis nem de origens desconhecidas, ter alguma ferramenta de segurança que ajude a encontrar possíveis ameaças e, sobretudo, muito bom senso”.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..