Ciência & Tecnologia

‘Golpe do parabéns’ é a nova sensação do WhatsApp




Foto: Reprodução/Divulgação

O aniversário é do WhatsApp e quem ganha o presente é você, certo? Errado.

Uma nova mensagem tem sido compartilhada pelo aplicativo de conversas, na qual promete R$ 70 em crédito para o seu celular, em comemoração aos nove anos da companhia.

LEIA MAIS

+ Cinco dicas para identificar um site falso
+ Mulher é vítima de agência de empréstimos online
+ 3 tipos de aplicativos que podem vir com vírus junto
+ Hackers usam Bolsonaro para roubar dinheiro de vítimas

Se, por acaso, este recado surgir na tela de seu aparelho: “WhatsApp – Receba um presente do nosso 9º aniversário. Para ganhar R$ 70 em crédito, você precisa compartilhar com todos os seus amigos e grupos do WhatsApp (…)”, o ignore. É golpe.

Como funciona?

Segundo o Dfndr lab, a mensagem vem acompanhada de um link. Quando o usuário clica, ele é induzido a responder algumas perguntas sobre limite de cartão de crédito que, independentemente da resposta, levam-o a compartilhar o presente de grego com outros contatos para ganhar o prêmio.

Antes disso, algumas informações pessoais, como: nome completo, e-mail, idade e número de telefone são solicitados.

Uma vez feito isso, cibercriminosos passam a ter acesso a informações para contratar SMS pago e baixar programas em seu nome.

Além de pagar a conta, a dor de cabeça aumenta com a possibilidade de instalação de um vírus espião — usado para fisgar senhas pessoais e acesso bancário.

Proteção

Desconfie sempre de mensagens sobre qualquer promoção. Verifique o site oficial da empresa e se há alguma divulgação nas redes sociais. Evite clicar em links suspeitos e fornecer qualquer dado pessoal quando solicitado. E tenha sempre um antivírus instalado.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..