Ciência & Tecnologia

O que é um tornado? Conheça o fenômeno que acontece cada vez mais no Brasil




No dia 20 de abril, a cidade catarinense Xanxerê foi palco de uma tragédia cada vez mais comum no Brasil. Ventos com cerca de 250 km/h atingiram mais de 3 mil casas, deixando mortos e mais de 6 mil feridos.

Especialistas em meteorologia afirmaram que os ventos foram provocados por um tornado de categoria 2 (em uma escala que vai de 0 a 5). Mas afinal, o que é um tornado?

O tornado é uma coluna de ar giratória, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 60km/h em volta de um centro de baixa tensão. Apesar de pequeno, é um intenso redemoinho de vento que ocorre quando uma nuvem em movimento alcança a terra. O tornado tem um grande potencial de destruíção

“Temos uns 30 tornados por ano no Estado. Desde janeiro, é o quinto em Xanxerê”, diz ele, que aponta um erro de cálculo no número de tornados registrados no sul do país. “Muitos tornados, por erro técnico, são classificados como vendavais ou micro explosões. Mas esse que vimos [nesta segunda-feira] é raro”, diz prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, ao jornal El País.

Segundo um estudo do Laboratório Nacional de Tempestades Severas, nos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país com mais probabilidades de tornados no mundo, só perdendo para o próprio EUA.

Os tornados no Brasil são formados a partir do choque da massa de ar frio, vinda da Patagônia Argentina e a massa de ar quente, vinda da Amazônia. O Corredor de Tornados brasileiro compreende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul.

Aqui no Brasil, os tornados não costumam ultrapassar categorias maiores que a 2, que causam uma destruição moderada, com ventos até 250 km/h.

Tornado F0: Velocidades de vento inferiores a 117 km/h. Normalmente causam poucos danos.

Tornado F1: Velocidades de vento entre 117 e 180 km/h. Até mesmo estes tornados podem levantar telhas e mover carros em movimento para fora da estrada. Trailers podem ser tombados e barracos podem desmoronar.


Tornado F2: Velocidades de vento entre 181 e 252 km/h. Os telhados de algumas casas começarão a levantar e os trailers/casas móveis que estiverem no caminho do tornado serão demolidos. Este tornado também pode soprar vagões de trem para fora de seus trilhos.


Tornado F3: Velocidades de vento entre 253 e 333 km/h. Árvores pesadas serão arrancadas e levantadas pela raiz, e paredes e telhados de edifícios sólidos serão arrancados como palitos de fósforos. É um tornado severo.


Tornado F4: Velocidades de vento entre 334 e 419 km/h. Locomotivas e caminhões pesados toneladas são arremessados como brinquedos. Haverá devastação total.


Tornado F5: Velocidades de vento entre 420 e 511 km/h. Tornados com esta intensidade destroem tudo em seu caminho. Os carros são arremessados como pedras para centenas de metros, e edifícios inteiros podem ser levantados do chão. A força é semelhante à de uma bomba atômica.

Assista ao vídeo do tornado de Xanxerê.

Em Xanxerê, os bairros mais afetados foram os de Tacca e dos Esportes. Localidades como Colatto, São Jorge, Bortolon, Pinheiro e Vila União também foram atingidos pelo tornado. A defesa civíl calcula que cerca de 40% das casas do município sofreram algum tipo de destruição.

Como se formam os tornados

1 – A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio.

2 – O ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral.

3 – Umidade condensada cai em forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma abaixo da “tampa”, em área onde não há chuva. Ao contrário dos furacões, os tornados são compactos e de curta duração.

Confira um vídeo com os maiores tornados de 2014.

Com informações do Brasil Escola.

Continua após a publicidade..