Ciência & Tecnologia

Ruim de Roda: app permite denunciar motoristas no trânsito




Cansado de não saber se pode atravessar ou não a rua, por causa daquele motorista folgado, o qual nunca dá a seta do automóvel? De presenciar um acidente no trânsito e ver o culpado fugir, sem prestar socorro? De observar um veículo avançar o sinal vermelho e não poder fazer nada? Ou de assistir um “racha” entre carros e vê-los em alta velocidade, sem nenhum monitoramento no local? Então, os seus problemas acabaram.

Os desenvolvedores Henrique Velloso, Matheus Frozzi e Moisés Pio criaram o aplicativo Ruim de Roda para ajudar os pedestres e, até mesmo, os passageiros de transportes públicos e as pessoas do banco de carona que, diariamente, presenciam irregularidades no trânsito e não sabem o que fazer para ajudar.

Com este app é possível denunciar anonimamente as infrações cometidas, a partir das câmeras dos smartphones e tablets, em mãos. Ao conectá-los à internet, via wi-fi ou 3G, a pessoa presente compartilha as fotos dos problemas registrados – contendo a placa do carro e a localização da ocorrência –, no aplicativo ou no site dele, assim como preferir.

Os usuários, os quais tiverem algum veículo, também podem cadastrar o número da placa dele. Caso cometam alguma infração sem perceber e forem delatados no Ruim de Roda, eles receberão uma notificação de denúncia, cuja finalidade é educar o motorista para que ele melhore o comportamento no trânsito.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas na plataforma iOS. Entretanto, é importante lembrar de que, pelo site, qualquer pessoa pode compartilhar a infração.

Continua após a publicidade..