Ciência & Tecnologia

Internet parou? Veja dicas de como solucionar o problema




Desde o surgimento da internet, na década de 60, durante a Guerra Fria (conflitos de ideias entre a União Soviética e os Estados Unidos), ninguém é mais o mesmo. Com os avanços no campo da tecnologia, as pessoas passaram a criar uma dependência muito maior do uso da web. O que antes era usado por acaso, agora, é por necessidade. Quem não se conecta, parece não fazer parte do mundo.

Essa Era da Informação, a qual é vivida no momento, elevou o número de usuários de conexões. De acordo com o Ibope, o Brasil possui cerca de 105 milhões de internautas hoje. E as estatísticas não param de aumentar. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no País, são registradas cerca de duas linhas de internet por segundo. Em breve, o Brasil deve ultrapassar o Japão e tornar-se a quarta potência em acessos ao universo online.

LEIA MAIS

+ Dicas de como limpar o seu notebook
+ Dez coisas que podem deixar a sua internet mais lenta

Entretanto, algo assombra a vida dos brasileiros: os problemas de rede, ou seja, a hora que a internet cai, morre e não volta por nada.

computer animated GIF

Por isso, veja, a seguir, algumas dicas de como ressuscitar a sua rede antes de entrar em contato com a operadora e passar nervoso com o telemarketing:

Hora de reiniciar

Reinicie o computador, o roteador e o modem. Aguarde ao menos um minuto após desligá-los e ligue-os. Com um pouco de sorte, bastará este procedimento para a internet voltar mais forte do que nunca.

Sinal do Wi-Fi

Se o sinal do Wi-Fi parar de funcionar, existe um jeito de identificar se é o sinal, a internet ou roteador o grande causador do problema. Pegue um cabo de rede e faça a conexão entre o computador e a entrada de LAN do roteador (ele está localizado na parte de trás do aparelho). Caso o acesso funcione, significa que o defeito está com o Wi-Fi.

Senha errada, sinal fora do alcance ou erro de configuração podem ser os responsáveis por isso. Se nada der certo, opte por usar o cabo de rede até que um técnico realize o reparo.

nerd animated GIF

Atenção ao computador

Teste a conexão de outros computadores. Se não tiver, peça que um amigo leve o notebook dele quando for visitá-lo para realizar o procedimento. Se a internet funcionar para ele, significa que o problema está com o seu PC.

Quando ninguém consegue conectar, indica que o roteador ou o provedor da web (UOL, Terra, Globo, entre outros) é o responsável por isso. Logo, o indicado é entrar em contato com o canal para ser auxiliado no passo a passo de reparo.

Resetar o modem

Não existe segredo para resetar o modem. Normalmente, existe um botão bem pequeno que, para acessá-lo, é necessário um palito. Aperte-o (ele está na parte de trás do modem) e veja se melhora em algo. Lembre-se que só de tirá-lo da tomado, já conta como um resete também.

Não tem jeito

Se nenhum dos passos acima deu certo, o jeito é encarar a realidade e entrar em contato com a sua operadora por telefone, para ver no que eles podem ajudar.

Seja paciente, explique o ocorrido, tente realizar os testes deles e, se nada der certo, peça para que um técnico visite sua casa e veja o que aconteceu de fato. Às vezes, pode ser defeito no modem, no roteador, na linha do telefone ou algum elemento surpresa, o qual apenas ele poderá ajudar.

Continua após a publicidade..