Ciência & Tecnologia

Astrônomos descobrem “mensagem secreta” nas dunas de Marte




A NASA (Agência Espacial Americana) se deparou com um enigma para lá de interessante, ao descobrir nas dunas de Marte uma série de pontos e traços que se parecem muito com uma mensagem em código Morse.

Mas calma, esse está de longe para ser um encontro de terceiro grau com algum extraterrestre. Trata-se de formações transformadas pelos ventos marcianos. Ou seja, é apenas uma brincadeira da natureza.

LEIA MAIS

+ Sonda Juno já está na órbita de Júpiter
+ Como ver imagens ao vivo direto do espaço
+ Imagens fascinantes! Telescópio flagra aurora boreal em Júpiter

O que chama atenção dessa “descoberta” é que essa é a primeira vez que os cientistas conseguem fotografar a mensagem com tanta clareza. A imagem foi feita com a câmera de alta resolução que está a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que fotografa o planeta vermelho há dez anos.

A imagem é tão clara que um grupo de cientistas resolveu traduzir a tal mensagem. Segundo a cientista planetária Veronica Bray, os pontos e traços significam: “Nee ned zb 6tnn deibedh siefi ebeee ssiei esee seee !!” A menos que alguém fale marcianês, essas palavras não querem dizer muito coisa, mas do ponto de vista geológico, pode significar bastante.

Os geofísicos ainda não sabem ao certo como as dunas adquirem estas formas. Eles acreditam que elas se formem quando algo interrompe a produção de dunas lineares, mas ninguém sabe o quê. Essa é a razão pela qual eles estão pesquisando o lugar, na esperança de saber mais sobre a possibilidade de habitação.

Continua após a publicidade..