Mundo

Terra treme no sul da Califórnia e sismólogos alertam para mais abalos




Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter sacudiu nessa quinta-feira (4) o sul do estado norte-americano da Califórnia, sem registrar mortos. Os maiores danos materiais ocorreram em Ridgecrest, cidade de 29 mil habitantes. Nas últimas horas, estão sendo registradas réplicas, e sismólogos ouvidos pela imprensa dos Estados Unidos alertam para mais abalos e com maior intensidade.

Incêndios, rachaduras em edifícios e pessoas feridas são o resultado do mais forte tremor que atinge o sul da Califórnia em 25 anos. O epicentro do abalo foi localizado a 182 quilómetros a nordeste de Los Angeles, perto da pequena cidade de Ridgecrest.

O terramoto foi sentido em toda a metade meridional do estado, em área de onde vivem aproximadamente 20 milhões de pessoas.

Pacientes foram retirados do Hospital Regional de Ridgecrest e transferidos para outras unidades de saúde. Foi declarado estado de emergência na cidade.

Desde o primeiro tremor, ocorreram dezenas de réplicas. Em declarações divulgadas pela agência Reuters, Lucy Jones, sismóloga do Observatório Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), citou mais de 80.

O geofísico Paul Caruso destacou que este foi o maior sismo a atingir o sul da Califórnia desde 1994, quando ocorreu um abalo de magnitude 6.6 em Northridge, uma área de grande densidade populacional em Los Angeles. Morreram na ocasião 57 pessoas.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..