Quadros de detentos nas paredes do Palácio Tiradentes, no Rio

40 telas compõem a exposição Arte: Um Corpo Ilimitado, um Olhar sem Limites; mostra fica até o dia 14 de setembro

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2012 - 13h21 | Variedades

Divulgação
Agência Brasil - A arte produzida por internos do sistema prisional fluminense poderá ser vista, a partir desta quarta-feira 8 por quem for ao Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A exposição Arte: Um Corpo Ilimitado, um Olhar sem Limites reúne 40 telas a óleo.

As imagens foram criadas por detentos que frequentam as oficinas de arte instaladas nos presídios do estado e na Fundação Santa Cabrini. Órgão da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), a fundação é responsável pela geração e promoção do trabalho remunerado para os que cumprem penas no sistema prisional do estado.

Entre as obras, estão quadros de presos participantes das oficinas ministradas em unidades da Seap pelo artista plástico Manoelzinho di Xerém. Ex-interno, ele desenvolveu seu talento para a pintura quando cumpria pena no sistema prisional fluminense.

"As oficinas de arte, para quem está impedido da liberdade, são muito mais do que uma forma de lazer. Ajudam não só na socialização, mas sobretudo na recuperação da confiança e da autoestima", disse o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

Até o dia 14 de setembro, as pessoas podem apreciar livremente os quadros pintados pelos presidiários. A exposição pode ser vista de segunda a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h. O Palácio Tiradentes fica na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade.

Serviço

Local: Salão Nobre do Palácio Tiradentes

Endereço: Rua 1º de Março, s/nº, Praça XV

Visitação: Segunda a Sábado, das 10h às 17h. Domingos e feriados, das 12h às 17h.

Dias: 08 de agosto a 14 de setembro.

Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº.

Entrada Franca.

 

Brasil 247





Compartilhe:

* Todos os campos são obrigatórios.

Editoria: Variedades

* Todos os campos são obrigatórios.