Brasil

Witzel critica prefeituras por ocupação desordenada em encostas




O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobrevoou esta quinta-feira (7) áreas atingidas pela chuva, que deixou cinco mortos na capital, e criticou a falta de fiscalização dos municípios fluminenses em relação à ocupação irregular de terrenos. Witzel classificou a situação de abandono e afirmou que o problema se arrasta há décadas.

chuvas, Rio de Janeiro REUTERS/Sergio Moraes
Avenida Niemeyer, uma das vias mais afetadas pela chuva no Rio – Reuters/Sergio Moraes/Direitos Reservados

“O que pude constatar de Guaratiba até o início da [Avenida] Niemeyer é que toda a encosta tem uma ocupação desordenada. Isso é fruto de abandono da organização urbanística da cidade”, disse Witzel. “O resultado, infelizmente, são essas tragédias a que estamos assistindo.”

Segundo o governador, a Defesa Civil estadual contabiliza 80 mil famílias vivendo em áreas de risco no Rio de Janeiro. “É preciso que os prefeitos façam o seu dever de casa. Eles têm que fiscalizar, notificar, retirar essas pessoas e planejar novas áreas de expansão imobiliária.”

O governador antecipou que esse planejamento será tratado na Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, fórum que vai reunir prefeitos de 22 municípios e representantes do governo do estado. Ainda neste mês, começarão a ser divulgadas as datas das reuniões.

Witzel disse ainda que será apresentado em breve o projeto do programa Comunidade Cidade para as favelas do Vidigal e da Rocinha, áreas duramente atingidas pelo temporal de ontem (6).

“A Cedae [Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro] vai alocar R$ 500 milhões em recursos para que possamos abrir ruas com saneamento básico naquela região, fazer a remoção das áreas mais criticas e contar com a colaboração da própria comunidade para construir essas edificações ao longo da Rocinha”, informou o governador.

O secretário de Defesa Civil do estado, Roberto Robadey, pediu que a população fique atenta aos alertas emitidos pelo órgão. Robadey pediu que os moradores do estado enviem uma mensagem SMS com seu CEP para o número 40199. A partir desse cadastro, eles serão alertados sobre situações de risco nos arredores.

“Enquanto não conseguimos remover todas essas famílias [em áreas de risco], o que não vai acontecer da noite para o dia, é preciso que elas acompanhem os alertas de Defesa Civil e busquem um lugar seguro que as prefeituras oferecem, ou mesmo a casa de parentes ou amigos, até que a situação de risco passe”, acrescentou o secretário.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..