Mundo Tech

Android Q virá com melhorias para privacidade e permissões de aplicativo




A próxima versão do sistema operacional mobile do Google promete uma série de melhorias no que diz respeito à privacidade do usuário e seu poder de controle sobre as permissões dos aplicativos. Pelo menos isso é o que indica o site XDA Developers, que teve acesso à uma versão do Android Q que aparentemente está numa fase avançada no ciclo de desenvolvimento.

Entre as novidades, estaria a possibilidade de restringir algumas permissões para somente quando o aplicativo estiver em uso e desabilitar o acesso à localização do usuário quando o app estiver rodando em segundo plano. A expectativa é de que o Google revele o primeiro Developer Preview do Android Q no próximo mês.

A versão P do Android já limitava o uso da câmera, microfone e localização do smartphone para aplicativos que estivessem sendo usados em primeiro plano, ou pelo menos funções que estivessem em primeiro plano. O Android Q evolui esse conceito ao exibir, na barra de ferramentas, se algum dos apps está usando esses recursos em tempo real. Se o usuário tocar no ícone correspondente, será exibida uma caixa de diálogo informando quais aplicativos estão usando essas permissões, consideradas confidenciais.

No caso da localização, em especial, o novo Android adicionou uma nova permissão “ACCESS_BACKGROUND_LOCATION” que, quando concedida, permite que um aplicativo tenha acesso à localização do dispositivo, mesmo quando o aplicativo está sendo executado em segundo plano.

Outras permissões, como acesso às notificações e acesso ao “Não perturbe” etc., não foram modificadas. Entretanto, o acesso aos SMS ganhou uma extensão, de “Acesso a SMS para aplicativos financeiros”. Estima-se que a nova permissão seja destinada a aplicativos bancários que usam SMS para validar determinadas transações.

Armazenamento Interno

Mais uma mudança que valoriza a privacidade do usuário são as restrições de acesso ao conteúdo da área de Transferência. Se você copiar ou recortar um texto selecionado, os aplicativos que estiverem rodando no segundo plano, mesmo que possam ler automaticamente o conteúdo da área de transferência, não o farão. Você continuará podendo selecionar e copiar textos à vontade, mas os apps em segundo plano não poderão lê-los.

Em relação ao acesso ao armazenamento interno do aparelho (especialmente pastas como Downloads, DCIM, Música, Filmes e Imagens), o Android Q permitirá que usuário restrinja a determinados tipos de arquivo. Por exemplo: aplicativo X, ao invés de ter acesso irrestrito ao armazenamento, só poderá gravar fotos lá, ou vídeos, e mais nenhum outro formato. As opções serão “ler os locais da sua mídia”, “ler ou gravar arquivos de música”, “leia ou gravar fotos / arquivos de imagem” e “ler ou gravar arquivos de vídeo”. Por definição, apps terão permissão de leitura, mas não de gravação.

Bloqueio de chamadas e desligamento de sensores

Um recurso que o Android estava devendo provavelmente virá na versão Q. Entre os achados do pessoal do XDA Developers está a ferramenta de bloqueio de chamadas de números de telefone públicos, privados e desconhecidos ou de qualquer número que não estiver na sua lista de contatos.

A barra de configurações rápidas também ganhou uma novidade, que é a opção de “desligar todos os sensores”. Na prática, é um Modo Avião mais parrudo, que desativa todas as leituras do sensor no dispositivo. A reportagem do XDA não soube informar se o recurso é apenas para que os engenheiros do Google depurem o sistema, ou se veio atender o usuário mais preocupado em controlar os dados que o dispositivo coleta sobre o ambiente.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..