Ciência & Tecnologia

Aposte em boas ideias




Será que as ideias nas quais você aposta suas fichas valem mesmo a pena? É comum crenças particulares serem consideradas como verdades únicas, fazendo com que você deixe de aceitar novas oportunidades e diferentes opiniões.

Com a velocidade das informações e o número de decisões que somos obrigados a tomar em nosso cotidiano, é preciso ter cuidado e calma na hora de escolher um ideal, um conceito de vida ou uma ideia que gostaríamos de tirar do papel. Isso porque as ideias podem ser geradoras de benefícios ou capazes de prejudicar a nós mesmos ou outras pessoas se a origem e interesses não forem claros.

O NPN de hoje traz algumas dicas para avaliar se as ideias pelas quais você dedica-se diariamente valem mesmo a pena.

Questione-se

Antes de avaliar ou analisar determinadas ideias ou crenças, procure conduzir uma autoavaliação sobre qual estilo de vida, pessoal ou profissional, você gostaria de adotar. As categorias listadas serão essenciais para definir quais ideias são benéficas ou prejudiciais para você.

Ideologia

Uma das primeiras providências ao abraçar uma ideia é perguntar a si mesmo quem ou o que o inspirou. Essa pessoa é digna de crédito? Questionar os modelos que nos inspiram é um ótimo exercício para iniciar um processo de autoconhecimento.

Utilize a lógica

A maioria de nossas ideias não resiste a uma simples análise lógica. Assim, procure colocá-las em prova contando para amigos que possam auxiliá-lo nessa tarefa. Com isso você pode testar se sua ideia é realmente interessante e útil.

Separe bem as coisas

Se um político é corrupto, não quer dizer que todos os outros sejam. Este é apenas um exemplo para perceber a importância de saber avaliar suas crenças a partir de bons argumentos e não apenas de definições pré-concebidas. Isso permitirá que você receba visões e opiniões contrárias às suas de maneira mais positiva.

Fonte: Revista Vida Simples

Continua após a publicidade..