Tecnologia

Aprenda a recuperar espaço em seu smartphone Android




Smartphones modernos trazem cada vez mais espaço na memória interna, e muitos permitem a expansão com cartões microSD, mas mesmo assim parece nunca ser o suficiente. Cedo ou tarde, você vai se ver lutando para conseguir um “cantinho” para mais uma música, foto ou app e será obrigado a recuperar espaço em seu smartphone.

Há vários apps que prometem recuperar espaço fazendo uma limpeza no seu smartphone, se livrar do lixo e recuperar preciosos Megabytes, e o CCleaner, um app gratuito da Piriform, é um dos mais populares. Neste artigo vamos mostrar como usá-lo para recuperar espaço no smartphone, remover apps inúteis e arquivos desnecessários. Mas o mais importante: vamos explicar o que pode ser removido, o que deve ser deixado em paz e porque. Assim você poderá tomar suas próprias decisões. Pronto para a faxina?

Recuperar Espaço: Desinstale os apps que não usa

O primeiro passo para recuperar espaço no smartphone é se livrar daqueles apps que você quase nunca usa. Para isso o CCleaner tem uma ferramenta que facilita o processo, permitindo a desinstalação de vários apps de uma vez só, economizando tempo em relação ao método tradicional que divulgamos no blog há pouco tempo.

Na tela inicial do CCleaner toque no ícone das três linhas no canto superior direito da tela e escolha a opção Gerenciador de Aplicativos. A lista que surge na tela é divida em três categorias: Installed são os apps que você instalou, System são os que são parte do sistema, ou seja, vieram com o aparelho e não podem ser removidos e Disabled são os apps “desativados”.

Recuperar Espaço: O Gerenciador de Aplicativos permite desinstalar vários apps de uma vez só.
O Gerenciador de Aplicativos permite desinstalar vários apps de uma vez só.

Vamos trabalhar na lista Installed. Clique no ícone da lixeira e marque todos os apps que deseja remover. Clique em Desinstalar e pronto, o CCleaner começa o serviço. Você só precisa clicar em OK para confirmar a remoção de cada app.

Recuperar Espaço: Selecione os apps, clique em Desinstalar e confirme a remoção de cada app. Não poderia ser mais fácil.
Selecione os apps, clique em Desinstalar e confirme a remoção de cada app. Não poderia ser mais fácil.

Mas antes de pedir uma desinstalação “em massa” tenha atenção, pois ela não pode ser desfeita. Você pode até reinstalar o app depois, mas os dados pessoais e configurações excluídos durante a desinstalação não serão recuperados.

Recuperar Espaço: Botando o “lixo” pra fora

Durante o uso normal de um smartphone muito “lixo” pode se acumular na memória interna. Cache de aplicativos, pastas vazias, arquivos temporários ou duplicados, etc. O CCleaner pode fazer uma análise de seu aparelho e determinar o que pode ser excluído, e quanto espaço você irá recuperar com isso.

Na tela inicial do CCleaner, clique em Analisar. Após alguns segundos ele irá mostrar um relatório dividido por categorias, como as abaixo.

Cache: Cache são dados armazenados localmente por aplicativos para uso futuro. Por exemplo, o Google Photos ou o Instagram podem armazenar miniaturas das fotos mais recentes em sua galeria para não ter que baixá-las da internet sempre que forem usados. Com o tempo e o uso o cache pode “inchar” e ocupar um espaço considerável. Em meu aparelho eram 2,73 GB.

Estes dados podem ser apagados sem preocupação. Mas tenha em mente que o cache será reconstruído com o tempo, então trata-se de uma solução temporária. Ainda assim, é uma boa dica para quando você precisa de mais alguns MB para instalar um app da moda.

Recuperar Espaço: Análise do CCleaner, à direita, mostra quanto espaço você pode recuperar em cada tipo de dados.
Análise do CCleaner, à direita, mostra quanto espaço você pode recuperar em cada tipo de dados.

Histórico do Navegador: é uma lista com todos os sites já visitados no aparelho. Você até pode apagar ele, mas o espaço recuperado será mínimo.

Arquivos baixados: são aqueles que ficam na pasta Downloads na memória do smartphone. Você pode apagá-los, mas convém dar uma olhada na lista (basta tocar na categoria) antes para ver se não há nada importante que você queira manter.

Arquivos APK: são os “instaladores” usados para colocar um app em seu smartphone. Você só irá encontrar itens aqui se tiver o hábito de instalar apps de fora da Google Play, algo que no geral não recomendamos. Novamente, toque na categoria para ver se não há nada importante e pode apagar.

Pastas vazias: o nome diz tudo, elas estão vazias. Você até pode apagá-las, mas não irá recuperar nenhum espaço. Na prática isso não adianta nada, só serve para “arrumar a casa”.

Recuperar Espaço: O CCleaner também pode apagar dados do WhatsApp, Mas cuidado para não excluir nada importante!
O CCleaner também pode apagar dados do WhatsApp, Mas cuidado para não excluir nada importante!

WhatsApp: esta opção apaga imagens enviadas, notas de voz e backups antigos. Se você usa muito o WhatsApp, pode recuperar um bom espaço aqui. Mas convém antes observar a lista do que será apagado para evitar excluir algo importante.

Outros Caches: trate da mesma forma que o item Cache que discutimos anteriormente.

Recuperar Espaço: Limpar a memória RAM adianta?

O CCleaner e vários outros apps oferecem um recurso para “limpar a memória RAM” do smartphone. A lógica é a seguinte: todo aplicativo precisa de uma certa quantidade de RAM (memória de trabalho) para rodar, e quanto mais aplicativos abertos, menos RAM disponível. E se não houver RAM o bastante ao abrir um app o sistema tem que encontrar um app aberto que esteja “ocioso”, fechá-lo para liberar RAM e só então abrir o app desejado. Tudo isso se resume em mais alguns segundos de espera, dando a impressão que o smartphone está “lento”.

O que os “limpadores” fazem é fechar os aplicativos em segundo plano, maximizando a quantidade de RAM disponível. Isso faz sentido em aparelhos com pouca memória, com 512 MB ou 1 GB, mas em um smartphone com 2 GB, como o Quantum GO, nem tanto.

Nesses casos há memória suficiente para manter muitos apps abertos sem prejudicar o desempenho. E mesmo que mais memória seja necessária, o Android faz esse trabalho de fechar apps ociosos e liberar espaço automaticamente. Além disso, do ponto de vista do desempenho é mais rápido (e com menor consumo de energia) manter os dados do app em RAM do que recarregá-los da memória interna sempre que o app for usado.

Recuperar Espaço: Clique no botão com a
Clique no botão com a “vassoura” para fechar de uma vez só todos os apps abertos no smartphone.

Mas se você realmente quiser limpar a memória RAM, não precisa de um app extra para isso. Basta abrir o gerenciador de tarefas (toque no ícone do quadrado no canto inferior direito da tela) e tocar no ícone da “vassourinha” no canto inferior direito da tela. Pronto!

Recuperar Espaço: E o resultado da faxina?

Fiz os procedimentos acima em meu Quantum GO (modelo 4G 32 GB). Sempre tenho muitos apps, uso bastante o Instagram e WhatsApp e navego o dia inteiro em busca de notícias do mundo da tecnologia. Logo de início o CCleaner me apontou 2,73 GB de arquivos armazenados em cache, mais uns em 200 MB de downloads e APKs desnecessários acumulados ao longo de meses de uso. Também aproveitei pra desinstalar alguns apps que não uso mais.

Ao final do processo, liberei 3,3 GB de espaço na memória interna, o que equivale a pouco mais de 10% da capacidade total de armazenamento. Nada mal!

Continua após a publicidade..