Tecnologia

Aprenda a usar o Editor de Fotos integrado ao Quantum GO




A edição de imagens no smartphone se tornou algo tão corriqueiro que um software de edição, seja um simples conjunto de filtros ou algo mais sofisticado como uma versão de bolso do Photoshop, é presença garantida em quase todo smartphone que você possa encontrar.

E os usuários do Quantum GO estão muito bem servidos neste quesito, já que o smartphone vem de fábrica com um editor de fotos muito poderoso. Quer aprender a usá-lo? Então siga nossa dica.

Cadê o editor de fotos?

Não se espante se você nunca viu o editor de fotos do Quantum GO: ele não é um app separado, e não tem um ícone próprio como os outros apps instalados em seu smartphone. Em vez disso ele é parte da Galeria, aquele app que você usa para ver as imagens feitas com seu smartphone ou armazenadas nele.

Abra uma imagem na Galeria e toque no ícone do lápis para abrir o Editor de Fotos. À direita, algumas das opções de filtros.
Abra uma imagem na Galeria e toque no ícone do lápis para abrir o Editor de Fotos. À direita, algumas das opções de filtros.

Para abrir o editor, abra a Galeria e a imagem que deseja editar. Notou o ícone de um lápis no canto inferior esquerdo da tela? É o acesso ao editor de fotos, basta um toque nele para começar.

Entendendo a interface do editor de fotos

Ao abrir o editor, você verá a imagem que está editando e, no rodapé da tela, quatro ícones. Cada um dá acesso a um conjunto de ferramentas ou recursos. Da esquerda para a direita, eles são:

  • Filtros: são como os do Instagram. Aqui há 9 opções, basta tocar em uma para aplicar e ver os resultatos imediatamente.
  • Molduras: 12 opções para decorar suas imagens. Em algumas delas é possível escolher a espessura, curva e cor das bordas.
editor_foto_curvas
À esquerda, algumas das opções de molduras. À direita, uma das ferramentas avançadas: ajuste individual dos canais de cor.
  • Ferramentas: Em Cortar você pode recortar parte da imagem, deixando apenas o que interessa. E é possível escolher proporções de corte pré-definidas, como 1:1 (o “corte quadrado” do Instagram), 3:4, 5:7, etc. Endireitar é muito útil para corrigir um horizonte inclinado na foto de uma paisagem. Girar rotaciona a imagem em incrementos de 90º. Espelhar inverte a imagem como se estivesse sendo mostrada em um espelho, e Desenhar permite desenhar à mão livre sobre ela, com cor à sua escolha. É útil para fazer anotações curtas ou apontar um detalhe antes de compartilhar, por exemplo.
  • Ajustes: Aqui estão as ferramentas mais poderosas. Entre elas Cor Auto, que analisa a imagem e tenta encontrar automaticamente o melhor equilíbrio de cores. Exposição pode ser usada para tentar salvar uma imagem que ficou muito clara (diminua a exposição) ou escura (aumente). Vinheta adiciona uma sobra às bordas da imagem, destacando o centro. Também há ajustes de nitidez, saturação (controla a intensidade das cores), um filtro preto & branco (P&B) e até controle manual de curvas, permitindo o ajuste manual do vermelho, verde e azul na imagem. Há mais opções, recomendamos experimentar cada uma para entender como funcionam.

O mais legal é que a edição é completamente não destrutiva, ou seja, não importa o que faça você não perde a imagem original. Ao clicar em Salvar o app grava uma cópia da imagem com suas modificações. E você não gostar de uma mudança, pode desfazer (ou refazer) cada passo clicando nas setas no topo da tela.

E depois de deixar tudo a seu gosto, que tal compartilhar com a hashtag #qdefotografo? Todo mês selecionamos as melhores imagens feitas com um Quantum GO e divulgamos em um álbum em nossa página no Facebook. Já pensou ter uma foto sua em nossa galeria?

Continua após a publicidade..