Ciência & Tecnologia

Como conectar um monitor no notebook?




Quando o assunto é notebook compacto, ou mesmo um netbook, podemos afirmar que todo mundo gosta da sua facilidade de transporte e tamanho reduzido. O mesmo, porém, não pode ser dito com relação ao tamanho da sua tela LCD e, nesse caso, por que não ligar o aparelho em um monitor de PC?

Praticamente todos os notebooks e netbooks do mercado vêm equipados com uma saída para monitor de vídeo, sendo a mais comum delas o padrão SVGA, facilmente reconhecível pela sua forma trapezoidal e interior na cor azul ou preto.

Obviamente, o usuário deve ter à disposição um monitor de vídeo que pode ser um modelo de tubo que já está encostado em algum lugar, ou até mesmo, um modelo novo com tela LCD. O importante é que o monitor disponha da mesma interface do computador, no nosso caso um cabo com um plug macho padrão SVGA:

O processo de instalação é o mesmo de um PC, ou seja, conecte o monitor no portátil e ligue- o. Dependendo do modelo do computador ou da aceleradora gráfica instalada, existem diversos modos de ativar/desativar o segundo monitor.

A maneira mais genérica, é por meio do próprio Windows 7, em que o usuário deve clicar com o botão direito na área de trabalho e selecionar a opção Resolução da Tela. Note que nessa janela de configuração surgirá uma segunda tela identificada como número 2:

Observe que a partir desse momento o usuário deve optar pela maneira com que deseja trabalhar com a segunda tela, no menu Múltiplos Vídeos. A saber:

  1. Duplicar estes vídeos — O conteúdo do monitor 1 é replicado no monitor 2. Esse modo é muito usado em apresentações com o note ligado num projetor multimidia.
  2. Estender estes vídeos — O Sistema Operacional entende que o segundo vídeo é uma extensão do vídeo principal de modo que é possível arrastar um ícone ou mesmo uma janela inteira com o mouse e arrastar de uma tela para outra.
  3. Mostrar a área de trabalho somente em 1 (ou somente em 2) — Esse modo desliga ou um ou outro monitor

Observe que a opção 2 pode ser interessante para aqueles que desejam ainda trabalhar com a tela LCD do portátil e usar o monitor como espaço extra deixando lá aberta coisas importantes, como o programa navegador ou o seu gerenciador de emails. Já a opção 3, pode ser legal para quem quiser usar o note como um desktop, ou seja, desligando a tela do portátil e usar apenas o monitor externo.

Continua após a publicidade..