Ciência & Tecnologia

Conheça o Phishing Phone, o golpe do momento




Foto: Reprodução/Mundo Positivo

Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido a seguinte frase: “não aceite nada de estranhos”, certo? Enquanto jovem, a inocência faz com a maldade não seja enxergada por de trás do ato, como o fato de aceitar um doce de uma pessoa a qual nunca vista antes. Entretanto, ao passar dos anos, é preciso ficar mais atento com a prática de crimes, principalmente, os da internet, no qual os adultos passam a serem as principais vítimas.

Uma dos golpes mais comuns é o famoso phishing phone. Ele funciona da seguinte maneira: o cibercriminoso escolhe um número residencial e liga pedindo para falar com alguém. Quando o atendem, o bandido se faz passar por um representante de uma empresa conhecida. Durante a conversa, ele sugere a instalação de um software de segurança ou solicita informações pessoais do usuário, como o número celular, documentos, nome completo, senhas de computador e até mesmo dados bancários.

Por meio deste contato telefônico, os hackers passam a ter acesso aos computadores, notebooks e dispositivos móveis. Uma vez invadidos, eles instalam vírus e garantem que os donos não consigam recuperar os dados e muito menos alterar o sistema operacional dos aparelhos dominados.

LEIA MAIS

+ O que são ‘drive-by download’ e ‘watering hole’
+ Como descobrir se o seu celular está com vírus
+ Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ Conheça os ransomwares: pragas digitais que ‘roubam’ dinheiro

Falsos representantes

Em 2011, a Microsoft precisou ir a público alertar as pessoas de que criminosos online usavam o nome da empresa para se passarem por técnicos de suporte. De acordo com a companhia, das 7 mil pessoas entrevistadas no Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Reino Unido, 15% afirmaram ter recebido este tipo de ligação. Já 22% caíram no golpe e tiveram as máquinas infectadas por malwares, além de terem perdido dinheiro.

Como reconhecer um phisher?

1. Normalmente, é o cliente quem liga atrás do serviço técnico de uma empresa e não o contrário. Se você receber algum contato desses, desconfie imediatamente.

2. Nunca passe informações, como: senhas de acesso de um computador, dados bancários, endereço e numeração de documentos para alguém que não conheça e, principalmente, se for por telefone.

3. Por mais educado que um “técnico de segurança” seja, não se comova pelas histórias dele e muito menos se deixe intimidar por um medo ou uma falha a qual ele dirá que existe. É tudo mentira!

4. Caso receba uma dessas ligações, desligue sem passar nenhuma informação. Na sequência, pesquise o número recebido e procure entrar em contato com a empresa mencionada por ele, para verificar a veracidade dos fatos.

5. Não instale nenhum programa informado por telefone e muito menos clique em algum link, caso ele queira mandar algo por e-mail. E, para sua segurança, tenha sempre um antivírus instalado em seu computador, notebook ou smartphone.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..