Mundo Tech Tecnologia

Deu ruim? Aprenda a reverter um driver que parou de funcionar no Windows

Manter seu sistema e drivers atualizados é a principal maneira de prevenir problemas e falhas de segurança no seu computador. Contudo, nem sempre essas atualizações funcionam da forma que deveriam e, em vez de corrigir um problema ou outro, acabam deixando o computador lento, com um comportamento estranhou e até mesmo impede de um componente funcionar adequadamente.

Essa dor de cabeça começou a ser mais frequente depois do lançamento do Windows 10, que implementou a nova política da Microsoft de sempre manter o sistema atualizado, independentemente da preferência do usuário. Mas, em alguns casos, é o próprio usuário que acaba bagunçando tudo ao instalar um driver “experimental” ou recém-lançado.

Seja qual for o seu caso, se der ruim em algum dos seus drivers, saiba que é possível revertê-lo para uma versão anterior de uma maneira bastante simples. Veja como.

Como reverter o driver

Sempre que um driver é atualizado, o Windows guarda a versão anterior para o caso de algo dar errado. Por isso, não se desespere se de repente a sua placa de vídeo parar de funcionar depois de uma atualização — sempre há salvação.

Mas antes de seguir adiante, certifique-se de que você está logado em uma conta com privilégios de administrador no Windows. Caso tenha receio de que mais alguma coisa pode dar errado, recomendo que você faça o backup dos seus arquivos. Pronto? Já fez? Então vamos!

No teclado, pressiona as teclas Windows + X e clique na opção “Gerenciador de Dispositivos”.

Acesse o Gerenciador de Dispositivos a partir do menu do Windows

Acesse o Gerenciador de Dispositivos a partir do menu do Windows (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Em seguida, na janela que abrir, localize o dispositivo que está apresentando problemas na lista de categorias do Gerenciador de Dispositivos. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione “Propriedades”.

Procure pelo dispositivo que está apresentando problemas e acesse suas propriedades

Procure pelo dispositivo que está apresentando problemas e acesse suas propriedades (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Na nova janela, clique na aba “Driver” e depois no botão “Reverter driver”.

Na aba driver, escolha a opção para reverter o driver para uma versão anterior

Na aba driver, escolha a opção para reverter o driver para uma versão anterior (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Agora o Windows perguntará o motivo de você estar revertendo o driver atual para uma versão anterior. Selecione a opção que melhor descreve o porquê de você estar fazendo isso. Perceba que ali embaixo também há uma caixa de texto para você detalhar ainda mais o que está acontecendo — sinta-se a vontade para, se quiser, descrever tudo e desabafar. Depois, siga adiante clicando em “Sim”.

Indique ao Windows o porquê de estar retornando para uma versão anterior do driver e conclua o processo

Indique ao Windows o porquê de estar retornando para uma versão anterior do driver e conclua o processo (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Pronto, agora é só deixar o Windows fazer o serviço dele. Todo o processo de reverter o driver pode durar até 10 minutos, dependendo do tamanho do driver. Depois que tudo for concluído, seu PC pode precisar de uma reinicialização. Faça isso e pronto, tudo deve voltar o normal agora.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste