Ciência & Tecnologia

EUA testam “robô-vaca” e carro sem piloto em treino militar




Os fuzileiros navais dos Estados Unidos estão usando “robôs-vacas” e carros que dirigem sem motorista como testes para patrulha em zona de guerra. Segundo o Wall Street Journal, os testes estão sendo realizados em um exercício militar no Havaí, que conta com mil fuzileiros, 49 navios e seis submarinos de 23 países.

O robô conhecido como Legged Squad Support System (LS3) foi desenvolvido pela Boston Dynamics – uma empresa que foi comprada pelo Google no último ano. Ele consegue carregar 181,4 quilos de equipamento e combustível o suficiente para caminhar por 32 quilômetros durante 24 horas, diz a empresa. O robô recebeu o apelido de “vaca” dado pelos fuzileiros, por ser robusto e ter quatro patas. Ele pode seguir o líder do esquadrão usando visão do computador ou pode viajar usando um sensor do terreno ou GPS.

A outra novidade para zona de guerra é um jipe que dirige sozinho, o Ground Unnmanned Support Surrogate (Guss). Esse veículo não é tão manobrável como o robô vaca, mas é útil para carregar água e outros equipamentos no campo de batalha. Os soldados ainda podem assumir a direção do carro a qualquer momento. O tenente coronel Charles Berry que lidera os testes afirma que os robôs podem ser usados no campo de batalha, mas está preocupado com o peso dele e os problemas que podem acarretar caso quebrem.

Continua após a publicidade..