Ciência & Tecnologia

Google evitou termos negativos sobre Brasil x Alemanha





Depois do jogo entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo, o Google tentou minimizar a derrota da seleção brasileira por 7 x 1 em sua ferramenta de buscas.

Nas pesquisas do Google sobre a partida, a empresa decidiu retirar termos negativos. As informações são da rádio pública americana NPR.

Para monitorar o Mundial, o Google montou uma redação experimental em São Francisco (Califórnia). A ideia era transformar os resultados de busca populares em conteúdo viral.

No início da partida do dia 8 de julho, antes do quinto gol da Alemanha, os termos mais buscados no Brasil foram Brasil, mostra sua força. Depois, a palavra vergonha foi para o topo das mais buscadas, com variações como Brasil que vergonha, é uma vergonha ser brasileiro agora. Enquanto isso, na Alemanha, as pessoas estavam buscando por qual o maior placar já atingido em uma vitória da Copa do Mundo?, que a equipe do Google decidiu transformar na tendência do dia.

O processo funciona assim: os editores interpretam os dados analíticos das buscas, os designers criam um layout bonito para destacar o fato, e o conteúdo é então publicado nas redes sociais como Twitter, Facebook e Google+. Ao ser perguntado pela NPR por que evitou usar a tendência negativa, o produtor do Google Sam Clohesy respondeu: não queremos esfregar sal nas feridas, e uma história negativa sobre o Brasil, não é necessariamente algo que será viral nas redes sociais.

O especialista em marketing móvel Rakesh Agrawal, ouvido pela publicação, concordou com a companhia. As pessoas em redes sociais como Twitter e Facebook geralmente tendem a compartilhar pensamentos felizes. Se meu filho tirasse 10 em matemática hoje, é uma coisa que irei compartilhar. Mas se ele tirasse 0, isso é geralmente algo que não se vê nas redes sociais, disse.

Continua após a publicidade..