Ciência & Tecnologia

Já recebeu conteúdo inapropriado pela internet? Denuncie, isso é crime




Dizem que são coisas de cidade grande, mas na verdade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Crimes de atentado ao pudor são comuns e podem ocorrer na rua, ônibus, em qualquer lugar público, e é quase impossível prevenir-se nesses casos.

O artigo 233 do Código Penal brasileiro é claro e diz que é crime “praticar ato obsceno em lugar aberto ou exposto ao público”. Mas e quando esses crimes acontecem no meio virtual?

Em tempos de Whatsapp e redes sociais, fica cada vez mais fácil compartilhar arquivos com amigos, e é justamente aí que mora o perigo. Alguns criminosos usam esses recursos para enviar fotos obscenas para outros usuários, uma espécie de ciberataque quando é feito seu o consentimento de que está recebendo os arquivos.

Para evitar que isso aconteça com você, fique atento à essas dicas:

1. Desabilite a função blutooth do celular

É possível “emparelhar” o celular com outro usando a função de blutooth, em alguns casos, isso é feito automaticamente, permitindo aos usuários o envio fotos, vídeos e até outros tipos de arquivo.

2. Não aceite arquivo de estranhos

Se você não sabe quem te mandou a mensagem no Whatsapp ou de e-mail, o melhor a fazer é não abrir o arquivo. Ele pode conter vírus e infectar o computador, tablet ou o celular.

LEIA MAIS

+ Saiba como proteger a sua família dos perigos da internet

+ Cinco dicas de segurança contra bullying na internet

+ Download do Windows 10 vira isca de golpistas

3. Cautela no Whatsapp

O Whatsapp mudou o estilo de vida das pessoas, e o modo como nos comunicamos hoje em dia é mais rápido e dinâmico. Pode ser na escola, no trabalho ou com os amigos, o “zap zap” é popular e necessário. Mas alguns comportamentos nesse aplicativo podem ser perigosos, como adicionar números de pessoas que você não conhece, ou participar de grupos com muita gente.

Isso porque o seu número fica exposto a terceiros que podem acabar enviando mensagens impróprias.

4. Redes Sociais

As redes sociais também são outra revolução na comunicação. As pessoas ficaram muito mais conectadas umas às outras. O que aumenta a chance de contato com usuários desconhecidos. É nesse ambiente social que acontecem mais ataques de cyberflashing. Para evitar ser vítima de atos obscenos é preciso ter cautela na hora de aceitar pedidos de amizade. Outra dica é caprichar na privacidade das suas informações pessoais e fotos, para que não ocorra outro tipo de crime como o roubo de identidade.

5. Aplicativos de namoro

Os apps de namoro viraram febre entre pessoas de todas as idades. As fotos dos usuários são a principal atração desse tipo de aplicativo, que facilita o encontro entre as pessoas. Não é raro encontrar perfis com fotos que infligem a lei, e podem se enquadrar como crime sexual.

Em todos esses casos, é importante denunciar o usuário. Os próprios aplicativos e redes sociais oferecem um campo para reportar o assédio. Se for um caso de polícia, a orientação é juntar provas e denunciar em alguma delegacia especializada em crimes virtuais.

Continua após a publicidade..