Ciência & Tecnologia

Loja do Google retira aplicativos falsos do governo




A loja do Google Play agiu rápido ao tirar de circulação aplicativos falsos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Os aplicativos eram exibidos na loja oficial do Android, e eram usados para roubar informações dos usuários.

De acordo com o site Olhar Digital, o alerta de fraude foi dado pela Kaspersky na última sexta-feira, 14. Já no sábado, os aplicativos estavam fora do cardápio da Google Play.

Ainda de acordo com o site, os dois aplicativos tinham a aparência bastante parecida com a dos originais e o publicador usava o nome “Governo Federal”, dando mais veracidade ao golpe.

Segundo o site G1, antes mesmo de ser retirado do ar, essa página fora modificada para alertar possíveis vítimas. Continha o aviso: “Este é um aplicativo falso!!! Denuncia este app”.

Esse tipo de fraude, quando um cibercriminoso tenta enganar o usuário com páginas e e-mails falsos é conhecido como phising, um tipo de golpe aplicado com o objetivo de roubar dados pessoais de usuários. Geralmente, a página solicita a instalação de arquivos ou pede para as vítimas inserirem algumas informações.

Segundo a Kaspersky, foi um usuário que fez a denúncia à empresa de segurança, que então fez contato com o Google. O app falso da Caixa estava no ar desde 31 de outubro e foi baixado por 80 pessoas; já o do BB era de 1 de novembro e teve apenas um download.

Continua após a publicidade..