Ciência & Tecnologia

McAfee lança programa de segurança online para a terceira idade




A McAfee, empresa integrante da Intel Security, criou um programa de Segurança Online para a Terceira Idade, uma iniciativa livre que utiliza funcionários da McAfee e da Intel como voluntários para ensinarem os usuários seniores sobre as maneiras de manter a segurança online, nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo da McAfee chamado “Fifty Plus Booms Online”, que analisa o comportamento de indivíduos de idade entre 50 e 75 anos nos Estados Unidos, a população com mais de 50 anos gasta em média cinco horas por dia na Internet. O estudo também mostrou que 80% dos idosos usam mídias sociais. Desses idosos que estão online, mais da metade compartilha voluntariamente informações pessoais com pessoas com que nunca se encontra pessoalmente, além de realizar compras na Internet e operações bancárias.

O estudo concluiu que 97% dos entrevistados se conectam diariamente e, apesar de 88% se considerarem seguros, eles ainda estão envolvidos em comportamento perigoso. Entre os entrevistados, 75% acreditam que as redes sociais podem expô-los a riscos como fraude e roubo de identidade, mas mesmo assim 52% tem compartilhado o endereço de e-mail, 27% o número de telefone celular e 26% o endereço de casa.

Eles também estão usando dispositivos móveis para compartilhar informações e quase um em cada quatro (24%) usuários móveis tem usado seu dispositivo para enviar mensagens de texto pessoais, e-mails ou fotos. No entanto, mais de 30% não têm proteção básica senha em seus dispositivos e quase metade não tem qualquer segurança software em celulares ou tablets.

“A Internet cria excelentes oportunidades para idosos, especialmente quando eles começam a ficar conectados com os amigos e com a família, planejando férias ou fazendo operações bancárias,” afirmou Michelle Dennedy, Chief Privacy Officer da McAfee. “Assim como todas as faixas etárias, os idosos podem ser vítimas de seu próprio grupo de riscos. No programa Senior Citizens ensinamos a eles dicas de como devem permanecer em segurança online, como criar senhas fortes, identificar fraudes na Internet e interagir com segurança em sites de mídia social”.

Veja algumas dicas para se proteger na internet em qualquer idade:

1. A Internet é para sempre e mesmo que você tenha as configurações de privacidade é preciso cuidado com o que compartilhar online ou através de dispositivo móvel.

2. Não revele informações pessoais como endereço, número de telefone, informações bancárias e números de cartões de crédito.

3. Configure senhas para acessar smartphone e tablets. Isso é especialmente útil para proteger qualquer informação em caso do dispositivo ser perdido ou roubado.

4. Gerencie suas configurações de privacidade nas redes sociais para que apenas amigos conhecidos na vida real sejam capazes de ver os detalhes do seu perfil.

5. Mude suas senhas frequentemente e escolha senhas difíceis de adivinhar (tentar fazê-las com pelo menos oito caracteres e uma combinação de letras, números e símbolos)

6. Desligue a função de GPS do smartphone. Se compartilhar suas imagens on-line as pessoas não saberão sai localização exata.

7. Use segurança abrangente para todos os dispositivos.

O programa McAfee Online Safety for Senior Citizens complementa o programa McAfee Online Safety for Kids, nos Estados Unidos, que treina crianças em idade escolar e pais sobre formas de se manter seguro e protegido, bem como manter a boa ética no comportamento online O programa McAfee Online Safety for Kids fornece aos alunos e a seus pais o conteúdo e os materiais com base na campanha nacional de conscientização de cibersegurança.

Para mais dicas sobre segurança, acesse http://home.mcafee.com/advicecenter/.

Continua após a publicidade..