Mundo Tech

Microsoft disponibiliza a primeira versão do novo Edge




Em dezembro do ano passado, a Microsoft surpreendeu ao confirmar que estava abandonando o Edge, seu atual navegador de internet, para desenvolver um novo baseado na plataforma Chromium — a mesma usada pela Google na criação do Chrome. A ideia era que a Microsoft finalmente tivesse um navegador rápido e que conseguisse dar suporte às rápidas mudanças e evoluções nos padrões atuais da internet.

Cerca de quatro meses depois do anúncio, a Microsoft lançou na segunda-feira (8) a primeira versão de testes de seu novo navegador. O programa pode ser baixado diretamente no site Microsoft Edge Insider, mas a companhia alerta que se trata de uma versão funcional voltada para desenvolvedores e entusiastas do programa, e ainda não está estável e pode travar ou até mesmo não funcionar em alguns computadores.

Ao testar a nova versão do programa, a primeira coisa que ele irá pedir é se o usuário quer importar suas informações do Chrome, levando para o Edge todo o histórico de acesso e listas de favoritos existentes no navegador da Google. Ao decidir pela importação ou não, o programa te dará três opções de layout para a tela inicial (o que aparece ao se abrir uma nova aba): Focused (links dos sites mais acessados sobre uma tela branca básica), Inspire (o navegador irá inserir uma imagem de fundo inspiracional encontrada pelo Bing) ou Informational (mais parecido com o Edge antigo, o navegador insere o feed de notícias da Microsoft na tela inicial junto com os seus links mais acessados).

Aba no estilo “Inspire” do novo edge. É possível ver como a nova versão do programa mantém o design “quadrado” para ícones do antigo Edge, mas copia diversos elementos do Chrome, como o posicionamento da barra de Favoritos (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Aba no estilo “Focused” do novo Edge (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Aba no estilo “Informational” do novo Edge (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Logo de cara, é possível notar que a Microsoft não apenas inseriu o design do Edge em um navegador Chromium, mas fez uma bela mistura de designs entre o que ela usava no Edge e o que a Google utiliza no Chrome. Mas o que chama mais atenção é que, apesar de ser uma primeira versão, o programa tem uma boa performance — principalmente quando lembramos de outros navegadores Microsoft — acessando rapidamente qualquer site e rodando vídeos, GIFs e até mesmo aquelas enquetes estilo Buzzfeed que todo mundo ama sem problemas.

Claro, o programa ainda está longe de completo, e ainda não possui algumas das melhores ferramentas do Edge (como a lista de leituras e a função que permite fazer anotações em sites) e, mesmo que a Microsoft tenha confirmado que o programa será compatível a qualquer extensão do Chrome, por enquanto só é possível instalar aqueles que estão disponíveis na Microsoft Store. Mesmo assim, essa versão inicial se mostra muito mais promissora do que todos os outros navegadores da Microsoft, e pode ser que, pela primeira vez desde sua criação, a próxima versão do Windows já venha com um navegador bom o suficiente para os usuários não se sentirem obrigados a baixar outro para acessar a internet.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..